EDUCAÇÃO E ENSINO ( Reflexões Matinais)

                

                         No ano passado eram diárias as caminhadas matinais ao lado da minha fillha quando a levava ao colégio. Numa dessas manhãs fui pego de surpresa com uma indagação no mínimo curiosa vinda de uma adolescente de 13 anos de idade.

                         A pergunta foi a seguinte: " Pai, o termo Educação utilizado pela escola não está errado?"

                         É claro que pedi para que ela me explicasse.

                         Então com a argumentação de quem defendia uma tese, começou a falar: "Desde pequena você me educou, mostrando o que era certo ou errado, me deu exemplos de valores da família, mostrou-me como deveria ser meu comportamento em relação à sociedade. Com os Estudos da Torah pude saber da existência de D'us e que por ter sido criada por ele da mesma forma que todas as outras pessoas,deveria tratá-las com respeito, mostrou-me o que é lícito comer e como devo cuidar da minha saúde, sem contar tantas outras coisas. Por causa disso, na escola, sempre fui elogiada pelos professores e tida como uma menina "bem educada". Devido a isso sempre tive mais tempo para aprender as matérias, apesar de me sentir prejudicada, já que a maioria dos meus colegas não têm as mesmas atitudes, fazendo com que os professores dediquem a maior parte do tempo da aula chamando a atenção e falando das coisas que sempre ouvi em casa. Foi aí que percebí que meu tempo com você em casa também acaba ficando prejudicado, já que a maioria das aulas são pouco aproveitadas, me obrigando a pedir socorro prá você, que às vêzes tem que tentar relembrar matérias que viu nos teus tempos de escola. Dessa forma percebi que "EDUCAÇÃO" é responsabilidade dos pais e da família eque a escola deveria dedicar a maior parte do seu tempo ao "ENSINO".

                          E continuou: "Educação e ensino são duas coisas bem diferentes. O ensino é aquilo que devo aprender em relação às disciplinas específicas que necessito para aumentar minha capacidade intelectual, que até o meu primeiro dia na escola, desenvolveu-se naturalmente, devido ao convívio com as pessoas, mas que depois exigiu-me dedicação específica à cada matéria. Já a educação foi uma constante, desde que nasci, pois quando cheguei na escola pela primeira vêz ja era tida como uma criança bem educada."

                          Não fiquei muito surpreso, até porque já estou acostumado com os questionamentos da minha filha, que normalmente rendem grandes discussões e maravilhosos momentos de reflexão.

                           Pergunto:

 

                           A familia tem jogado suas responsabilidades para as "Instituições", que se revelam ineficazes?

                           Ou, as "Instituições sob pretextos, tem de alguma forma tirado as responsabilidades da família?

                                                                                          Marcelo Barzilai

 

                           

 

                        

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –