EUA fornece jatos de caça F-16 ao Egito.

EUA fornece jatos de caça F-16 ao Egito

Os EUA vão fornecer ao Egito 20 aviões de combate F-16 como parte de um pacote de ajuda de bilhões de dólares, informou a FoxNews.

Os quatro primeiros jatos serão entregues em 22 de janeiro.

O acordo foi assinado em 2010 durante o governo de Hosni Mubarak. Mas, dada a instabilidade política que varre o país, alguns começaram a se perguntar se é aconselhável doar aviões de combate a uma já poderosa frota em vigor.

Malou Innocent, um especialista em política externa, disse à FoxNews: "Caso aconteça uma reação exagerada por parte do Egito em um conflito mais amplo contra Israel, colocaria autoridades norte-americanas em uma posição embaraçosa por ter fornecido grandes quantidades de equipamento militar aos dois países.

A congressista republicana Ileana Ros-Lehtinen, do Comitê de Relações Exteriores, criticou a ajuda militar ao Egito. “A administração de Obama quer lançar simplesmente o dinheiro em um governo egípcio cujo presidente não pode afirmar claramente que é aliado dos Estados Unidos,” disse ela.

"A entrega do primeiro conjunto de caças F-16 em janeiro de 2013 reflete o compromisso dos EUA de apoiar os esforços dos militares egípcios de modernização. Aquisição egípcia de caças F-16 vai aumentar a interoperabilidade de nossas forças armadas e aumentar a capacidade do Egito de contribuir para conjuntos de missões regionais."

Andrew Shapiro do Departamento de Estado também argumentou em favor dos planos do governo para continuar com a ajuda militar: "Eu sei que a incerteza sobre a transição egípcia levou alguns parlamentares a propor condições para dar continuidade à assistência ao Egito. Outros congressistas, no entanto, acham que colocar condições é uma abordagem errada.

A Secretaria de Estado Hillary Clinton, reforça este argumento: "O Egito é um país central no Oriente Médio e um parceiro de longa data dos Estados Unidos. Nós continuamos a contar com o Egito para apoiar e promover os interesses dos EUA na região, incluindo a paz com Israel, confrontando ambições iranianas, interditando contrabandistas, e apoiando o Iraque", disse à FoxNews.

Enquanto isso o presidente do Eliot, Mohammed Morsi, recua com relação ao decreto que lhe dava superpoderes, mas mantém o referendo agendado para 15 de dezembro sobre projeto de Constituição. A oposição suspeita de "manobra política".

Fonte: Jornal Rua Judaica

 

 

Obs.:   Na minha "ignorante" forma de pensar, acho que os EUA deviam suspender a entrega dos caças, até que a política no Egito se defina como uma política democrática e renove os acordos  de paz assinados com Israel. Porque, se o Governo atual se alia ao Hamas e o apóia, não está mantendo o acordo feito anteriormente com Israel. Então, qualquer acordo assinado anteriormente com Hosni Mubarak pode ser suspenso ou cancelado.

Vale lembrar que esses mesmos caças podem serem usados contra Israel numa "aliança" do egito com o Hamas.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –