Após um debate ardente, o Knesset elevou a idade de casamento legal para os 18. O projeto, iniciado por um grupo de membros do Knesset ,de todo o espectro político, era para combater o noivado de menores de idade, em certos setores, onde os noivos eram casados ??sob pressões familiares e da comunidade. A lei foi aprovada com o apoio de 55 votos, e 11 contra.
Iniciadores do projeto, o presidente Coalition Yariv Levin (Likud - Beiteinu), do Meretz o presidente Zahava Gal -On, MK Dov Khenin (Hadash), entre outros, destacaram que o fenômeno do casamento precoce deve ser combatido, e que Israel deve permitir o casamento apenas entre adultos, como na maior parte dos países ocidentais.
Durante o debate que precedeu a votação no Knesset, os religiosos Haredim expressaram sua ira com o projeto de lei e acusaram seus iniciadores: "Este Knesset, que presume ser aberto e inovador, vai proibir dois jovens de se casar aos 17 anos", disse MK Eichler (United Torah Judaism).
"Esta é a mente aberta? Em um mundo onde quase tudo é permitido, você não pode levantar uma casa e uma família? "Eichler sugeriu que, se em certos casos, há preocupações de uma menina se casar contra a sua vontade, pode ser colocada em lei que uma assistente social irá recomendar e não permitir o casamento.
MK Nisim Zeev também subiu ao pódio e assumiu uma postura provocativa: "Se você quiser lutar contra alguma coisa, combater o fenômeno dos homens árabes que namoram mulheres judias, isto sim é muito mais preocupante do que um casal que deseja construir uma casa em Israel."
MK Gal-On respondeu aos detratores do projeto de lei e disse: "Você realmente acha que um menor de 17 anos de idade, sabe o que quer nesse país em que estamos vivendo ?"
De acordo com Gal-On, as "vítimas primárias" dos casamentos prematuros são jovens, cujas famílias os casam sob pressão, apensar de que o lugar natural para uma mulher é em casa, e seu papel se limita a dar à luz e criar os filhos.
"A nova lei vai ser boa para as mulheres que se casam fora de sua própria vontade, e com pleno entendimento das conseqüências do casamento."
MK Khenin, também apoiador do projeto de lei, chamou o casamento entre menores de um "ataque aos direitos humanos." Segundo ele, "esta lei é uma mensagem importante para a sociedade israelense. Todas as tradições podem e devem existir num quadro que respeite os direitos humanos, os direitos das mulheres e os direitos das crianças."
Ao elevar a idade de casamento para 18, Israel está se juntando a maioria dos países europeus. No entanto, em alguns, como Alemanha, Áustria, Bulgária e República Checa, a idade mínima é 16 anos, embora seja necessário o de acordo dos pais. Na Alemanha, o casamento aos 16 exige a aprovação também do tribunal. Na Itália, a luz verde do tribunal é suficiente para um casal se casar aos 16 anos. Nos Estados Unidos, a idade de casamento varia de estado para estado.
Em muitos países asiáticos a idade mínima do casamento é diferente para homens e mulheres. Por exemplo, no Afeganistão , Paquistão e Irã homens são autorizados a casar aos 18 anos, mas as mulheres aos 16 anos. No Kuwait, a idade de casamento é de 17 e 15, respectivamente. Na Síria, o juiz pode permitir que meninas de 13 venham a casar.
Fonte: Jornal Rua Judaica.
Obs. : Agora é Lei! Casamento arranjado tudo bem. Agora, casamento forçado não. As pessoas devem se conhecerem e gostarem-se um do outro. Deve haver indentificação de alma, vida financeira, cultura, experiência de vida familiar e religiosa.
Respostas