O local mais sagrado do judaísmo, o Kotel - Muro das Lamentações em Jerusalém, foi palco de distúrbios nesta sexta-feira, que começaram às 6,30 h da manhã. Judeus ortodoxos entraram em choque com a polícia que estava no local para garantir o direito das “Mulheres do Muro”, que desejam rezar no Kotel com paramentos masculinos como o talit (chalé) e tefilim (filactérios). A Corte de Israel decidiu em favor das mulheres. Líderes religiosos conclamaram, durante a semana, as jovens mulheres ortodoxas a fazerem uma muralha humana contra as mulheres liberais. O episódio deste Erev Shabat (véspera do Sábado) no Kotel é um triste capítulo no desentendimento religioso que macula a imagem da tão apreciada democracia israelense.
Fonte: Jornal Rua Judaica.
Obs.: É triste ver um episódio como essse. Devemos nos reportar a era de Moshê Rabeinu e perguntá-lo: o que quer dizer "não haverá roupa (vestes) masculina de homem na mulher"? O que é uma roupa masculina? E quando ela é masculina?
Um Talit é uma veste masculina? Ou é um apetrecho religioso? Ah! Foi feito para os homens. Porque? Porque naquele tempo só os homems eram contados. Haja vista, na contagem do povo, contaram só os homems até 60 anos. Porque? Porque naquele tempo só os homens iam à guerra. Porque? Porque a mulher era vista apenas como procriadora de filhos e "dona de casa". Porque? Porque era a cultura daquela época. Porque? Porque a mente humana ainda estava em desenvolvimento. Os Tefilin são vestes ou apetrechos religiosos? São apetrechos religiosos certo?
Mas, porque o Eterno nosso D'us falou isso se referindo ao Homem (primogênito) e não a mulher?
Êxodo 13:1-10
"Então falou o Senhor a Moisés, dizendo: Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís. E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito. Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano."
Obs.: No texto acima, também diz que todo primogênito deverá comer durante os SETE dias pães ázimos... Então, estaria a mulher isenta (ou proibida) de comer pães ázimos também? Já que pães ázimos é so para o homem, assim como os Tefilin?
D'us quando se refere ao homem. Ele está se referindo a ambos. Homem e mulher. Porque? Porque D'us os vê como um só. Um macho e uma fêmea sendo únicos. Porque o Eterno criou o primeiro o Homem Adam, Macho e Fêmea. E depois separou a parte fêmea da parte macho e apresentou a Adam dizendo-lhe: "Eis sua mulher" Por isso criou o Eterno nosso D'us a instituição do casamento para juntar essas duas partes. E vê-los como um só. "Eis que vós sois um" (parafraseando).
D'us é masculino ou feminino? Não oculta Ele as duas formas?
Obs.: D'us respeitou a cultura intelectual do Homem na época. E deixou que o tempo desenvolvesse o raciocínio e o discernimento quanto ao comportamento dos gêneros concernente à devoção à Sua Toráh nos tempos atuais.
Pesquisas científicas recentes sobre a mente humana comprovaram , que a grande maioria das mulheres utilizam mais a parte do cérebro ligada à inteligência intuitiva, emocional.
Este tipo de inteligência as torna mais aptas à compreensão do todo do que aos detalhes, o que lhes permite executar várias tarefas ao mesmo tempo. (Texto extraido da internete). Então, as suas tarefas domésticas não lhes impedem de usar os Tefelin. Já que consegue executar muitas coisas ao mesmo tempo.
3. Então é proibido a uma mulher colocar o tefilin?
Não, não é proibido. O fato da mulher não ser obrigada a cumprir muitos preceitos positivos é considerado mais uma isenção do que uma proibição.
Tivemos em nossa história algumas mulheres tementes a D’us, muito devotas e versadas nos estudos, que colocavam o tefilin. Entre elas, Michal, a filha do Rei Saul, esposa do Rei David, e as filhas do Rashi. Todavia, elas são exceções – segundo nossa tradição milenar as mulheres não usam tefilin nem talit – e se o faziam, era por vontade própria, não por obrigação. (Extraido do texto do Rabino David Weiteman - Legal Saber - Internete)
Obs.: Ora, se são isentas e se fazem é por vontade própria; Porque reprimir?
Ah, porque elas tem um período que estão em situação delicada e nesse período não podem tocar em objetos sagrados. Que sejam então advertidas a não colocar nesse período. Pronto!
O que deve ser proibido?
"A oração é um momento no qual o homem abre seu coração diante de D’us. Uma hora de concentração, introspeção e reflexão. Durante suas preces, o homem se relaciona exclusivamente com D’us; por isso numa sinagoga todas nossas emoções e pensamentos devem ser dirigidos ao Todo Poderoso. É a hora de estabelecer uma relação vertical com Ele, e não uma relação horizontal com as pessoas em nossa volta. A oração é dirigida ao D’us invisível, e não podemos permitir que seres visíveis nos tirem de nossa concentração. Por isso, devemos prevenir qualquer distração, qualquer nteração social entre homens e mulheres. Não podemos deixar que os olhos nos distraiam.
Ter uma mulher a seu lado pode tirar a concentração de um homem que esteja rezando.
(Vale ressaltar algo interessante que talvez ajude a esclarecer esta posição. Nos Estados Unidos, após vários estudos sobre o rendimento dos alunos nas escolas públicas, chegou-se à conclusão que era melhor separar os rapazes das meninas nas salas de aula, a exemplo do que é feito nas escolas da Europa. A atenção dos alunos é maior nas classes em que não há membros do sexo oposto).
Por esta razão, dentro de uma sinagoga, as mulheres sentam-se separado dos homens. A separação pode ser feita por meio de algo físico, como uma cortina ou um biombo, chamado de mechitsá. Ou então as mulheres sentam-se no balcão nobre, em um mezanino, como se fazia já no Primeiro Templo, em Jerusalém. Não é por falta de respeito à mulher que existe tal separação, mas pelo fato de a Torá conhecer a natureza do homem.
Há que se esclarecer que a parte da sinagoga reservada às mulheres não é um lugar discriminado.
Cada homem e mulher dentro de uma sinagoga dirigem suas preces a D’us de qualquer lugar em que estejam, não havendo lugares mais ou menos privilegiados. Perante o Infinito, qualquer lugar finito tem igual valor." (Extraido do texto do Rabino David Weiteman - Legal Saber - Internete).
Obs.: Vamos deixar a hipocresia de lado um pouquinho. Nós somos fracos. Não podemos ver um "rabo de saia", quanto mais a saia toda, que nossos olhos e membros inferiores ficam sobressaltados.
Então, é mehor evitar na hora da reza, para que o Eterno nosso D'us tenha a devida Honra e Proeminência.
...ben Avraham.
Respostas