Porque que Mashiach ainda não veio?
"Se as gerações anteriores eram como anjos, nós somos como simples humanos; se eles eram humanos, então nós somos como burros...!"
Porque merecemos a vinda do Mashiach? Porque devemos descansar das mazelas humanas; das guerras, dos conflitos em famílias, dos conflitos sociais, e da agressão a natureza pela "burrice" e ganância humana.
Mas, porque ainda não veio? Porque a humanidade ainda não deseja a PAZ verdadeira. E porque, nós judeus de todos os tempos, de todas as eras, não desejamos ardentemente. Porque o desejo se expressa pelas atitudes. Como assim? Ora, quando desejamos uma donzela sem dúvidas, expressamos esse desejo no esforço de conquistá-la e não descansamos até que consigamos.
O Estado de Israel existe hoje como nação, não ficando na existência do passado, porque um judeu de coração nacionalista expressou o seu máximo desejo em recriar o Estado judeu.
Quando D'us ouviu o clamor do povo que estava em sofrimento no Egito, providenciou um libertador. Esse libertador saiu de dentro do próprio povo. Mas, o povo precisou demonstrar através de suas atitudes, o desejo de sair daquele lugar. Como? DEZ pragas sobreveio ao Egito. Das DEZ, apenas uma foi exigido que Israel fizesse alguma coisa para provar que mereciam sair. Qual? A praga da morte dos primogênitos. As NOVE pragas anteriores ISRAEL não precisou fazer nada para se defender das pragas. As pragas caiam sobre os egípcios e não atingiam ISRAEL. Agora, na derradeira praga, foi mister ISRAEL fazer algo. Um teste de grau DEZ. Matar o que era mais sagrado no Egito. O carneiro. Pegar o seu sangue e marcar os portais para que a morte não entrasse. Quando os espias foram espiar a terra de ISRAEL, foi exigido a prostituta Raabe e sua família uma fita de cor escarlate pendurada no portal da casa ou na janela para que a "morte" não passasse pela casa de Raabe. Alguma coisa semelhante?. Mas no caso de ISRAEL, o detalhe é mais delicado. Se tratava de um dos animais mais sagrados do Egito. Um risco de morte para o povo. Era crer ou não crer. E se o anjo da morte não passasse ou demorasse a passar e os egípcios descobrissem o genocídio de animais, o que seria do povo? Mas esse, era o TESTE. Alguns não creram e morreram no Egito.
Algo precisa ser feito. Não podemos ficar de braços cruzados, vendo os milênios passarem. Theodor Herzl fez a sua parte, influenciando outros a continuarem com o sionismo, culminando na reconstrução do Estado de ISRAEL.
Vamos esperar mais um milênio para concretizar o processo da recriação de um Estado Judeu?
Muita gente acha que as coisas devem acontecer de forma sobrenatural. Mas, tudo o que aconteceu no Egito foi de forma Natural. O sobre natural, foi estarmos no exato momento em que o evento devia acontecer. As pragas foram eventos naturais. Ou não foi? A praga dos piolhos não é comum ainda em nosso dias? Não chove granizo ainda hoje? Não existe algas que se proliferam e tiram o oxigênio das águas, matando milhares de peixes? Não exalam um tintura, manchando o "pano" de fundo do cenário marinho? Todos os eventos foram efeitos de causas naturais. Os animais selvagens que invadiram o Egito, invadiram porque com o aniquilamento das matas, foram sendo empurrados para a cidade por causa da falta de alimento. Tem alguma coisa de sobrenatural nisso?
Mas, tudo isso aconteceu, porque foi provocado pelo próprio homem. Sim, o Faraó do Egito com medo da população israelita fazer um rebelião contra o seu Governo, "meteu os pés pela cabeça" e fez com que se desencadeasse uma série de dificuldades para o seu próprio povo. Os sábios de ISRAEL, tiraram proveito disso, liderado por MOISÉS, um ex-príncipe Egito que conhecia muito bem o Egito de ponta a ponta.
Moisés foi um Mshiach para o povo no Egito. Mas, não esperamos um Mashiach só para o povo de ISRAEL. Esse Mashiach é para toda a humanidade.
Porque ISRAEL agora, está "preso" não no Egito antigo, nem num Egito atual; mas, num mundo globalizado dependente de um sistema econômico oscilante, capaz de trazer prejuízos enormes, como: convulsões sociais, guerras e colapso financeiro, fazendo naufragar milhares de famílias no desespero e no suicídio. Hoje em dia há mais probabilidade para uma falta de PAZ psicológica. Onde a pressão psicológica e a alto estima é muito influenciada negativamente. Fazendo com que muitas pessoas mergulhem na depressão e no sofrimento.
Mas, o que o Mashiach tem haver com isso? O Machiach vem para restaurar a PAZ que havia no Éden. Dando ao ser humano a verdadeira consciência do que é viver em harmonia e como é cuidar da terrra que o Eterno nosso D'us nos deu para cuidar.
Como ISRAEL é o detentor das regras que normatizam a vida no paraíso terrestre, o Mashiach virá de ISRAEL.
Quem é o Mashiach? O Machiach é um homem , uma pessoa atrelado a uma era messiânica. O Machiach será uma pessoa democrática, nacionalista, socióloga e humanista. O Machiach não será um fanático, nem um extremista. O Machiar será justo e misericordioso. Não entrará em situações conflitantes para complicar. Ele será o descomplicador de conflitos. Situações que não tiverem como provar cientificamente serão acomodadas pacificamente pela prática e pelo testemunho, legitimando com o acórdão de todos ou da maioria votante sempre de acordo com a TORAH e a Halachá.
Quando surgir um Homem politicamente correto e convencer os árabes, os palestino e todos os envolvidos no conflito Palestina - Israel, teremos o segundo SINAL do aparecimento do Mashiach. O primeiro foi a reconstrução do Estado de ISRAEL.
Assim como foi na reconstrução do Estado de Israel, onde CINCO nações árabes partiram para o enfrentamento com Israel, logo após 1948; assim, também, quando houver o reconhecimento das Nações ao Estado de Israel e a retificação do comportamento do Estado Judeu, GOGUE E MAGOGUE reunirá várias Nações, senão todas, para uma guerra contra ISRAEL.
Depois disso, virá o Machiach ben Yossef, que terá uma natureza política e militar, que empreenderá a guerra contra as forças do mal que oprimem ISRAEl até o dia de hoje. A função primordial de Machiach ben Yossef ( Ele é da linhagem de Efraim, filho do Vice Rei do Egito - José), é preparar ISRAEL para a redenção final, colocando ISRAEL em condição adequada para abir o caminho da chegada de Machiach bem David.
Mas, para que todo isso aconteça, é mister atitudes e ações que provoquem esse estado de coisas.
Enquanto ficarmos parados, esperando que algo sobrenatural aconteça, mais um milênio passará sem que Machiach não chegue. É bem verdade que na numerologia judaica, faltam 226 anos para o SEXTO MILÊNIO. Porém, o descanso sábatico é a partir do SÉTIMO. Quando chega o SEXTO DIA, não é SHABAT. Só é SHABAT quando chega o final do SEXTO DIA. Nós estamos no final do QUINTO MILÊNIO e não do SEXTO. Ou estou errado nos meus pensamentos?
Enfim, tudo que tem que acontecer é, renovar os pensamentos, deixar o entretenimento de lado e, se preocupar com a causa social global, para que Mashaich venha e haja PAZ em ISRAEL, e PAZ entre as Nações.
Shavua Tov!
Respostas