Ora, estando Adão escondido no Jadim do Edem, chamou-o o Criador (Bendito Seja); "Onde estás"? E quantos têm ouvido esse chamado? E aos que ouviram esse chamado, deduz-se a seguinte interpretação: em que caminhos estás na tua vida? Caminhos de vida ou de morte?
Sabe-se que a Torá não é só Luz, mas, também Vida. Ao passo que morte é a ausência de Vida. Se eu descubro que meus caminhos são caminhos de morte e não de vida, mas, anseio por vida, então me dirijo ou procuro essa fonte de vida que é a Torá. E quem detêm esta Torá? Israel! Porquê? Por que lhe foi dada ao pé do Sinai. A Torá oral e a Torá escrita. A Torá escrita é um código de conduta para a vida. E a Torá oral é a essência esmiuçada da Torá escrita para o entendimento e elevação da alma humana. Podemos entender que a Torá é a Árvore da Vida, que leva o homem de volta a Gran Edem.
E se eu entendo que necessito dessa fonte para voltar a terra onde meus acenstrais nasceram, quem poderá me deter? Se eu entendo que Ela (a Torá) é fonte de vida para minh'alma, porque não hei de buscá-la? E se sei onde encontrá-la por que temer os homens? Por que recuar em detrimento de alguns que acham que a Torá é restrita a poucos? A Torá me conecta ao Eterno e respectivamente, espiritualmente, ao povo que à recebeu. Seguindo Suas Leis, Suas Normas e ensinamentos, preceitos e tradições, estarei conectado com todos àqueles que mantiveram sua fidelidade à Ela. Não preciso de reconhecimento humano para adentrar na esfera espiritual que Havrahan, Yitschac e Yaacov passaram até chegarem no ápice da montanha do Sinai para receberem a Divina revelação da Torá. O que nos une como um povo é essa conexão onde há a fusão da alma com a Torá. E quando ocorre essa fusão, estamos apartados de tudo que é impuro e profano com relação a toda espécie de idolatria que não se coadunam com os preceitos da Torá. A Torá é hoje o único antíduto capaz de aniquilar a "serpente" que adentrou no agente humano, quando esse agente se submete aos Seus cuidados e aos Suas receitas de longevidade de Vida.
A Torá é um remédio que cura a alma. Mas, isso é de porção a porção, de parashot a parashot, até ficar a alma completamente curada. É ouvindo os sábios; é lendo os escritos; é cumprindo as mitsvot; é guardando a ética e a moral da Verdade; guardando o Shabat ; e apoiando Israel nas suas tomadas de decisões no que for justo para Israel e para toda a humanidade. Isso é ser yehudi. Independente do homem, quer queira quer não.
Eu não tenho que ser reconhecido, eu tenho que ter conexão com a alma dos yehudim. E isso a Torá e a tradição me possibilita ter.
Shalom! Uildicler.
Respostas