EM PENSAR QUE O CACIQUE SEATTLE FALAVA SOBRE ISSO EM 1855, NOS ESTADOS UNIDOS E INFELIZMENTE, NOSSOS CACIQUES AINDA CHORAM.
" A TERRA NÃO É DO HOMEM, O HOMEM PERTENCE À TERRA" ( Cacique Seattle, nos EUA em 1885)![](https://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/1801895899?profile=original)
Mais de um século e meio depois.......
Cacique Raoni chora em 2011 no Brasil porque o homem não respeita a terra.
O cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o início das construções de Belo Monte, mesmo após cartas dirigidas a ela que foram ignoradas, e ainda mais de 600 mil assinaturas que foram igualmente ignoradas.
Foi decretada a sentença de morte dos povos do Xingu.
Uma tribo da Amazônia brasileira pode ter encontrado novas evidências da existência de índios isolados vivendo na área onde está planejada a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A denúncia foi feita pela Associação de Defesa Etno-ambiental Kanindé e pelo STPI Brasil.
Segundo as ONGs, a tribo Asuniri teria visto índios em isolamento, e encontrado pegadas deixadas por eles em uma floresta a aproximadamente 70 quilômetros de distância do local onde será construída a usina. Belo Monte irá inundar uma área de 516 km2, para gerar 11.233 MW de energia.
Os índios isolados seriam gravemente impactados pela obra, já que eles têm pequena resistência a doenças. As obras da usina devem mobilizar milhares de trabalhadores e famílias para a região.
Além disso, os indígenas da região do Xingu também são contra a construção de Belo Monte, que deve secar alguns trechos do rio Xingu e causar grande desmatamento na região. A líder indígena Sheyla Juruna descreve Belo Monte como "um projeto de morte e destruição".
Notícia em www.amazonia.org.br
Respostas