Quando se diz: "E fez D'us em seis dias os céus e a terra e no sétimo descansou". Quer dizer: Que D'us ficou satisfeito por tudo que criara. Descansar no sentido de; ficou feliz. E abençoou e santificou o Sétimo dia.
Abençoar é: bem dizer.
Santificar é: Separar, torná-lo especial. Dia de festa, de satisfação e felicidade.
Então D'us deu oordem ao homem, o ser mais evoluído de Sua criação para compartilhar desse dia de descanso. Ou seja, o homem mostrar satisfação por tudo que foi criado, inclusiive sua alma, sua vida.
O homem acordou do seu nascimento, horas antes do Shabat começar. Nada mais original e propício que honrar seu Criador com uma "festa" em homenagem pelo dia que Ele ficou satisfeito. É uma forma de alegrar-se com D'us desse memorial. Fazer o contrário, é sinal de rebeldia e desfeita ao Soberano Criador.
Então , deve-se parar todas as obras possíveis. Salvo àquelas que demandam por sua natureza, atendimento que visem amor ao próximo. Porque, se uma ovelha tua cair no buraco no Shabat, não irá tu socorrê-la? Quanto mais se for um bem Adam.
O Shabat não é um fardo, nem um peso, nem uma obrigação. Mas, uma consciência de que toda criação deve render uma festa de alegria pelas maravilhas criadas pelo Eterno D'us , de quem todos originamos. Não atender ao descanso sabático, é desconsiderar o Autor da Criação e de negar-lhe as homenagens que lhe são devidas.
Não vemos nada de mais no mundo físico por pararmos e separarmos o Sábado como dia de descanso, afim de reverenciarmos e prestar louvores e adoração Àquele que tudo fez para o nosso deleite. Mas, no mundo espiritual, nossa neshamah se eleva, e se fortalece recebendo as bençãos de nosso Pai Criador.
Shavua Tov !!!
Respostas