ORTODOXOS DE MANHATTAN PROTESTAM CONTRA RECRUTAMENTO PELA IDF
Cerca de 100.000 judeus ultra-ortodoxos participaram de um comício em Manhattan na Foley Square para protestar contra o plano de Israel para recutar haredim para o IDF. Uma marcha realizada antes do protesto atraiu dezenas de milhares de estudantes da yeshiva que usavam roupas largas. Cerca de 2.000 rabinos sentaram-se na plataforma especial. Cerca de 300 policiais da NYPD garantiram o evento.
Os manifestantes levavam cartazes que diziam "O Projeto de Lei israelense é um ataque à liberdade de religião."
Os manifestantes eram em sua maioria de duas facções de Satmar Hasidim, uma seita anti-sionista no seio da comunidade ultra-ortodoxa.
Os membros da facção ultra-ortodoxa disseram que o protesto foi um acontecimento "histórico", muito parecido com o de 1954, uma manifestação contra o recrutamento de garotas.
Recentemente o Grande Rebe de Satmar rabino Aaron Teitelbaum disse que o alistamento é pior do que o aniquilamento do povo judeu.
Fonte: Jornal Rua Judaica.
Obs. Israel precisa de contigente. Ao meu ver, os haredim, devem ter tratamento especial. Porém, é necessário que tenham treinamento de ataque e defesa para numa eventualidade de emergência, estarem aptos a serem convocados.
Antigamente (salvo engano) os líderes que Governavam e também sacerdotes, iam à guerra, mesmo sendo estudante da Lei e da Toráh. Um dos exemplos: Moshe Rabeinu
Estou errado?
... ben Havraham.
Respostas