Diz o Eterno D'us: "Santo sereis" Isto quer dizer: "Afastai-vos de toda espécie de imoralidade e da transgressão". Quem é "santo"? O judaísmo não conhece nenhum outro "santo" além de D'us.
Em todas as esferas da vida, o "fazer" e o "não fazer" de cada individuo é que o tornam santo. Quem deseja ser santo não precisa afastar-se da natureza, da vida, retirar-se da sociedade para ir viver no deserto, fechar-se asceticamente dentro de muros ou ir viver isolado numa floresta.
Ser "santo" é está de acordo com os princípios da Lei Divina: "Não terás outros deuses" (não terá nada no lugar de D'us ou não torne nada igual a D'us (Não vos volteis aos ídolos, não façais para vós deuses de fundição);
"Não jurarás em nome do Eterno vosso D'us em vão" (Não jurar falso em nome de D'us);
Guardar o Sábado em honra ao Eterno vosso D'us, tornando-o "santo" (diferente dos demais dias);
"Honrarás a teu pai e tua mãe" (Temereis cada um a sua mãe e ao seu pai (como se fossem "D'us" para vós);
"Não matarás" (Não sejas indiferente quando está em perigo de morte o teu companheiro);
"Não adulterarás" (Certamente serão mortos o adúltero e a adúltera);
"Não furtareis";
"Não darás falso testemunho contra o teu próximo";
"Não cobiçarás a casa do teu próximo (tudo que é do próximo).
Todo aquele que estes princípios obedecer; é um "santo".
Não amaldiçoarás ao surdo - Quer dizer: que não se deve amaldiçoar aquele que não entende a língua na qual se esteja falando.
Diante do cego não porás tropeço - Quer dizer: Não se deve aconselhar mal uma pessoa que não está enxergando a situação, só para ter o prazer de vê-la cair.
Ama o teu próximo como a ti mesmo. Quer dizer: "Não faças a teu companheiro o que não queres que te façam"
Obs.: O Homem é a imagem e semelhança de D'us. Ou seja, o Homem deve elevar-se moralmente até atingir a plenitude moral para ter a imagem e semelhança de D'us. Porque D'us é um Ser absolutamente moral. Quem pode acusar D'us de imoral?
Como posso alcançar a mesma moral de D'us? Obedecendo aos Seus Mandamentos.
Porque os Seus Mandamentos são atitudes morais que nos elevam a Sua semelhança.
É isso que nos faz sermos "santos" como Ele é SANTO.
O fazer "milagres" não torna ninguém "santo". Os feiticeiros e idólatras também fazem "milagres". Mas, aqueles que fazem "milagres" que apontam para o Criador (Bendito Seja), é porque alcançaram méritos para fazê-los e porque D'us será glorificado, não o homem.
COMENTÁRIOS DA TORÁ.
"Um prosélito que se converteu ao judaísmo, abraçando a Torá e o cumprimento dos mandamentos, é proibido recordar-lhe sua origem pagã. Isto, quando feito de forma pejorativa, é um tipo de opressão espiritual a respeito da qual a Torá nos alerta. Ao contrário: deve-se demonstrar por ele carinho e respeito, como se fora um judeu nato.
Shalom.
Respostas