PARE A BRIGA.

Um senhor de idade recetentente comentou-me que, desde o fim da década de 30, ele nunca esteve tão preocupado com a segurança do povo de Israel como agora. Todos sabemos o que aconteceu nos anos trinta, quando nuvens de cinzas se acumulavam em cima da europa, dando uma sensação de destruição se aproximando. Lolgo depois, infelismente, vimos o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao acompanhar os noticiários, podemos entender do que este senhor está falando, do sentimento de perigo rondando o povo judeu, particularmente, a Terra de Israel. Muitas ameaças e coisas desagradáveis estão acontecendo por todos os cantos do globo.

Agora, talvez, podemos entender e sentir o que ensina a mishná no fim do tratado talmúdico de Sotá (49). A mishná diz que na época da vinda do Mashiach, no final dos tempos, iremos olhar para os lados e nos sentiremos isolados, sem ninguém a quem recorrer ou pedir ajuda. A mishná então proclama: "Com quem podemos contar, em quem podemos confiar"? Somente em Avinu Shebashamaim, nosso Pai no céu".

Porém, a situação não está tão simples, em que podemos dizer: "D'us vai nos ajudar" e continuar trânquilos em nossos dia-a-dia. Para termos este mérito, esta proteção Divina, esta intervenção Divina ao nosso lado, temos que fazer as coisas que fazem com que o Todo-Poderoso Se sinta à vontade em meio a nós. Ao mesmo tempo, temos que evitar todos os tipos de comportamento que fazem com que Ele Se sinta desconfortável entre nós. A razão? Porque se não nos controlarmos, podemos perder a proteção Divina.

Então, qual o tipo de comportamento que impele a presença Divina a ir embora, a afastar-Se de nós? A RESPOSTA É: machloket. DISCÓRDIA, DISPUTA, BRIGAS, DISCUSSÕES (e também LASHON HARÁ). Ouve-se dizer: É proibido fazer Lashon Hará. Mas é o que mais tenho observado acontecer. Isto é o que causa o Todo-Poderoso a sentir-Se desconfortável a ponto de has v'shalom, Ele não querer mais ficar perto de nós.

O nosso povo vivia escravo no Egito. E parece que, quando nós estamos subjugados a situação de descontentamento, somos mais unidos e conseguimos viver em PAZ com todos.

Já perceberam que o povo (de um modo geral) quando está em meio a uma trajédia, algo que atingiu a todos de maneira uniforme, algo que seja comum a todos?  Há mais união e solidariedade?

Pois assim era o nosso povo no Egito. Todos estavam apertados pela imposição da "carga" de Faraó, que todos queriam  a mesma coisa, ou seja, a liberdade.

Mas, depois que o povo saiu em liberdade, o que que aconteceu?

Houve discórdias. O povo se dividiu em quatro grupos, quatro opiniões diferentes.  E não é o que vemos hoje? Grupos ("panelinhas"), opiniões, divisões? E isso têm gerado desuniões. MACHLOKETE, discórdias.

Disse Rav Meir Simha: "D'us falou: Se é assim, em que há discórdias e brigas, Eu não quero mais nada com vocês".

Rav Meir Sinha traz um trecho do Talmud Yerushal´mi (Peá) que diz uma coisa incrível:

"A geração do Rei David era toda de Tsadikim. David era o rei e seus súditos eram pessoas pias e integras.

Porém, havia discussão entre eles, discórdia. Quando saíam para a guerra, eram derrotados e morriam. Por outro lado, continua o Talmud Yerushalmi, " a geração do perverso rei Ahav - o rei de Israel que era um rashá merushá, onde se praticava amplamente a idolatria, em que ele pecava e causava os outros a pecar - quando iam para a guerra, eles tinham sucsesso". Incrível! Por que? Porque apesar da idolatria e de outras transgressões muito graves, eles viviam em SHALOM, viviam em PAZ.

Como podemos entender isso?  A geração do grande Rei David era derrotada nas batalhas e a geração do perverso, condenável e cruel rei Ahav saía vencedora nas guerras que teve que travar? Qual a diferença?  A diferença, é que, a geração de Ahava tinha a proteção da Presença Divina.  A Shehiná estava ao lado deles porque viviam em paz entre si.

Você sabia? Que Shalom é um dos nome de D'us?  É proibido dizer SHALOM no banheiro, porque este é um dos nome do Criador (Bendito Seja).

E porque que há muitas intrigas, dissenções e discórdias?  Porque as pessoas não estão conectadas com o SHALOM.  Não estão conectadas totalmente com D'us.

E o maior destes problemas acontecem nas famílias.

O Midrash Tanchuma, na verdade, diz que é algo generalizado, que se encontra em todos os lugares. Diz o Midrásh Tanchuma algo incrível:

"Todos os irmãos odeiam uns aos outros".

Desde a criação do mundo os irmãos se odeiam. Cotinua o Midrásh:

Caim odiava Hevel, Ishmael odiava Ytschak, Essav odiava Yaacov, as tribos odiavam Yossef".

Existe um fascinante e impressionante versículo no Profeta Yeshaiau (Isaías 58:9), na haftará que lemos em Yom Kipur, que diz o seguinte:

"Quando você chamar, o Todo-Poderoso responderá. Você suplicará e Ele dirá: Aqui estou - Hineni".

... E o Todo-Poderoso chamou Moshe Rabeinu de dentro da sarça ardente e disse: "Moshe, Moshe" E Moshe respondeu: "Hineni". (Shemot 3:4).

... E D'us chamou a Shmuel (Samuel). E o profeta respondeu: Hineni - A sua disposição.

O que devemos fazermos para produzir a reação do Todo-Poderoso em nos dizer: HINENI - "aqui estou!  Em que posso ajudar?"

Sabem o que é necessário fazer para que o Todo-Poderoso dizer Hinine?

Aproximar os nosso parentes. Fazer as pazes com os nossos parentes.

Dizem os nosso sábios que esta é a CHAVE PARA TUDO.

E quem é o nosso parente?  Nosso parente é todo aquele em que permanece o vínculo familiar, feito através de um compromisso, através de uma aliança.

O Criador (Bendito Seja) diz: " Eu sou seu karov, Eu sou seu parente. E se vocês aproximam seus parentes, se os tratam bem, Eu tratarei vocês bem, como Meus parentes".

BRIGAS DE FAMÍLIA.

Lamentavelmente, todos estamos familiarizados com as horríveis histórias de famílias que estão brigadas.

E isto porque? Por causa de acharmos que somos justos e que o que vale é a nossa opinião. Porque somos adultos e não podemos dar o "braço a torcer". Porque isso é humilhante. Principalmente por achar-me "melhor, maior ou mais importante" que o outro.

Conta-se a história de uma família que brigava por causa das fotos de família. Entraram na justiça porque todos queriam ficar com as originais. Os advogados disseram: Vocês podem fazer cópias coloridas e repartir entre vocês. Responderam: "Não!  Nós queremos os originais". Eis aí a "danada" da OPINIÃO.

Nós somos por muitas vezes estúpidos por causa da nossa opinião.

E são inúmeros os exemplos de brigas entre famílias. Entre amigos. Entre conjuges. Entre religiosos e etc.


Porque que o Mashiach não chega?   Ah! Porque não está no tempo.  Ah! Porque não completou ainda o milênio.

O Mashiach ainda não chegou porque ainda não fizemos o dever de  casa. Porque não  fizemos as pazes com os nossos irmãos, nosso parentes e nossos vizinhos.

 E por causa disso...  O Mashiach não pode dizer:  HINENI -  Aqui Estou.

 Assim como o Estado de Israel para ser reerguido, precisou-se fazer-se um esforço e costurar alianças (ainda que políticas) para reaver de volta o patrimônio que já era nosso. Tendo que comprar por mais de uma vez terras que já eram nossas; assim, temos que costurar alianças de PAZ , primeiro com os da nossa casa, depois com o mundo. Nós somos os que temos que batalhar para que se estabeleça a ERA MESSIÂNICA.  E  essa  ERA MESSIÂNCIA não virá se nós mesmos não lutarmos por ela, tal qual lutamos para o restabelecimento do Estado de Israel.

Nota: Isso não quer dizer que temos que dar tudo que é nosso para os outros, porque queremos PAZ.  O que é justo, é justo.  Mas, se der para comprar a parte do outro para vivermos em PAZ, compremos.

Ao invés de enfatizarmos a nossa OPINIÃO  com relação as diversas interpretações da TORÁH e da  HALACHÁ, devíamos  enfatizar que precisamos acabar com as disputas desnecessárias que só trazem discódias e dissenções e lutarmos para estabelecer a UNIÃO  e a PAZ.

Nó não temos 100% de razão.  A   Única que têm  cem por cento de razão é a TORÁH.

Temos que parar de sermos movidos pela nossa própria OPINIÃO .  Quando todos de uma só voz deixarmos a nossa  OPINIÃO de lado e  dissermos: AVINO SHEBASHAMAIM. HINENI.

Ele nos dirá:  "Aqui Estou. Hineni".

 

Nota: Mensagem extraida com adaptação do livreto: PARE A BRIGA.

          Rabino Yissocher Frand.

 

 Obs.: Israel. Veani Hakatan. Hineni.

          Baruch Shofar. 

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –