O que é interessante nessa Parashá é que Avraham Avino teve dificuldades de ter filhos.
Yitschac passa pelo mesmo problema. Tanto ele quanto sua esposa tinham dificulades en ter filhos.
Mas, Hashem atende o desejo do casal. E aí começa as gerações que descende de Avraham.
Então no fundo, no fundo, todas as nações de hoje são descendente de Avraham. Acontece que temos duas nações no ventre de Rívca (Rebeca). Uma é Tzadik e outra é goym.
Um outro fenômeno que cai faz cair por terra o preconceito de alguns que querem discriminar um guer; que insistem em não aceitar um convertido, ou simplesmente o desprezam; é o fato que, sendo Rivca e Yitschac Tzadikim , nascem-lhes filhos de diferentes personalidades. Um com alma judia e outro com alma ("animal"). Ora, provado está que, é na comcepção, no momento que a alma entra no corpo ainda em formação que irá se determinar quem é "judeu" ou não. Como pode? Sendo Yitschac um Tsadik, e de sua 'semente" lhe nascer fruto ruím? O problema não está em Yitschac. Mas, na vontade de Hashem em fazer com que haja dois povos, duas nações, duas almas de diferentes pensamentos para, através destes, revelar Sua manifestação de poder e de Governante do Universo. Para contrabalancear Suas Mitsvot e mostrar que as Mitsvot estão à disposição para quem quiser cumprir, desde que assumam o compromisso de seguir as regras. Como o livre arbítrio dá a cada um a livre escolha de servir ou não a Hashem.
As duas nações, que são duas almas com inclinações diferentes, em caminhos opostos, para manifestar a Glória do Eterno.
D'us faz nascer um "judeu" num corpo de goy, numa família de goy, num país de goy, para que sua inclinação faça a diferença num mundo idólatra. Para que este, anuncie que o Eterno nosso D'us é Um.
E quem és tu oh homem para entender os desígnios do nosso D'us?
Porque que as coisas difícil aos homens são possíveis a D'us? O homem acha que tem o controle de tudo. Mas o controle da vida só Hashem possui. Por isso, o homem pode manipular sua esposa, manipular suas ferramentas, e até seus atributos. Mas, a vida, não lhe compete tal domínio. Pode o homem determinar se vai ser menina ou menino? Se vai ser gêmeos ou não? O homem não sabe nem se vai poder engravidar sua mulher ou seus mulher pode engravidar dele. Porque? Por que, o homem é dependente de Hashem. O homem não é totalmente divino. Ele possui uma centelha divina. Não é tudo que pode fazer como fosse o Criador. O homem imita o Criador (bendito Seja). Mas, ha coisas que são impossíveis ao homem. Para que? Para que o homem promova o conhecimento que Hashem é o Rei de toda a Terra e nós somos seus súditos. Que sem Hashem, não somos nada. somos um punhado de carne, sujeitos a morte. Que, enquanto o milagre da vida circular dentro de nós, somos capazes de alguma coisa, fora disso, somos inerte, como o silêncio do deserto.
Quando Yitschac foi levado para o altar de sacrifício a pedido de "D'us, foi para fazer entender a Avraham que, a vida de Ytschac seria uma vida de sacrifício. Que sua vida estaria sempre na dependência de Hashem. E assim seria de toda sua descendência. E não é assim até hoje com Israel? Não vive Ele rodeado de fazer sacrifícios? Se sacrifica para que outros possa viver? Mas, ISRAEL não pode morrer no sacrifício. Haverá sempre um cordeiro apontado por Hashem preso nas galhadas do mundo, para ser ofertado. Mas, enquanto Mashiach não vir, ISRAEL será sempre o pivô do sacrifício para elevar os descendente de Essav a chance do mundo vindouro. O Olam Habá.
Quem sou? Senão um pequeno comentarista das Parashiot de Hashem, necessitado de ensino? Não sou eu insignificante aos olhos dos grande sábios? Oxalá pudesse eu tornar-me como um deles.
SHABAT SHALOM!!!
Respostas