Chucat começa com o puro decreto da Torá, Chucat Hatorá, uma mitsvá que somos conclamados a cumprir mesmo que não possamos entender seu propósito e sua razão - a vaca vermelha (Pará Adumá), cujas cinzas eram usadas para purificar as pessoas que se contaminaram através de contato com o corpo de uma pessoa morta.
A narrativa então salta 38 anos, para iniciar a descrição do que aparece imediatamente antes do povo judeu entrar na Terra de Israel. A profetisa Miriam morre, e o povo fica sem água, pois o miraculoso poço que os acompanhara durante sua jornada no deserto existia apenas pelo seu mérito.
D'us ordena a Moshê e a Aharon que falem com uma rocha em especial, que produzirá água instantaneamente; em vez disso, Moshê golpeia a pedra com seu cajado, e D'us diz aos dois líderes que eles não entrarão na Terra Prometida.
Depois, o rei de Edom recusa-se a deixar o povo judeu passar, fazendo-lhes tomar uma rota mais distante. Aharon morre e é sepultado no Monte Hor, e seu filho Elazar o sucede como Sumo Sacerdote.
Os Filhos de Israel cantam uma canção de louvor sobre o milagroso poço que D'us tinha feito surgir pelo mérito de Miriam, e a porção termina com as batalhas e vitórias sobre Sichon, o rei de Emori, e Og, o rei de Bashan.
Fonte: Chabad
Obs.: Quem sou eu, para entender as coisas do Eterno? Quem sou eu, para entender os seus desígnios? Quem sou eu, para explicar o que os nossos sábios não explicaram?
D'us revelou a Moisés. Moisés sabia o porque do sacrifício da Vaca Vermelha.
O sacrifício da vaca vermelha é para purificação do contato do sacerdote com um corpo morto.
Mas porque só a vaca vermelha? Um animal raro que não se encontrava em qualquer lugar?
Nunca houve um homem como Abraão? Foi Abraão que atraiu D'us de volta para a Terra, com sua indelével maneira de buscar ao D'us criador de todas as coisas.
Nunca houve um homem tão guerreiro como David.
Nunca houve um homem tão sábio como Salomão.
São pessoas raras par um propósito raro da revelação Divina.
Porque? Porque D'us é o médico que trata do corpo moribundo que é o ser humano. E Ele montou uma equipe capaz de auxilia-lo.
D'us é o cirurgião que está tratando da ferida milenar causada desde o Jardim do Edem. Mas porque? Não podia D'us apagar o ser humano de uma vez e fazer outro?
Podia. D'us destruiu mundos. Destruiu criaturas. E o ser humano? Destruiu também no diluvio, mas poupou a Noé. Porque? Porque Noé conservou a confiança de forma justa no Criador (bendito Seja)
D'us, destruí tudo, mas não destruí o homem. Porque D'us não pode destruir algo que é Sua semelhança e Sua imagem.
E o que tem haver a vaca vermelha com isso?
A vaca vermelha também faz parte da equipe rara para o tratamento do homem.
E só o Grande cirurgião sabe o propósito da vaca vermelha na equipe.
Mas, o mundo está impregnado de negatividade. Os espíritos impuros, que não tem corpo, desejam ardentemente um corpo.
O sacerdote que toca num corpo morto, toca não no corpo, mas na negatividade ali já alojada. Porque, depois que e dada a ordem para a alma sair, "espíritos" impuros, espíritos rebeldes, rodeiam o corpo inerte, tentando dominá-lo. E isso, faz que com essa "corrente" negativa passe para o corpo do sacerdote e ele fique impuro (negativo). E isso irá afetar sua conexão com "H".
A vaca vermelha, um animal raro, tem a função de isolar essa negatividade e dar continuidade ao diálogo com os Céus.
Porque dessa forma? Para que o homem saiba que depende de D'us, que é o dotador da vida. Que sem Ele nada do que foi feito se fez. E que as coisas raras pertencem ao Criador (bendito Seja).
E porque existe "espíritos" impuros? Porque no universo de "H" , tudo é liberdade. E D'us deseja que também estes, enxerguem que é inútil ficar vagando sem a Luz Divina. Que sem a Luz Divina não há partículas que se manifestem.
E a Terra é o lugar mais baixo, mais inferior. É o primeiro degrau para a elevação das criaturas. Por isso os "espíritos" impuros estão aqui. Porque eles também querem se elevar. Só não sabem como.
Tudo está sob Seu controle. A escuridão é apenas uma sombra permitida nas "costas" de "H".
Tudo que é raro é precioso, talvez não para o mundo, mas, para Àquele que tudo fez.
Shabat Shalom.
Respostas