Porção semanal - Vayerá - Apareceu.

 Recapitulando a porção  da última semana. Quando Avram sai de sua parentela.   Considerações:  Avram não saiu sozinho. Levou  consigo Sara, seu sobrinho Ló e  outras pessoas que quiseram acompanhá-lo. fora seus "escravos".  Avram saiu sem  saber para onde ia exatamente.  Mas, não  saiu com "uma mão  na frente e  outra atrás".  Saiu de sua cidade rico. Tanto  que usava  de sua riqueza para negociar.

 Com relação  a  porção desta semana,  Avraham passou  por  muitos desafios. A maior delas e a mais difícil, foi quando lhe foi  pedido para sacrificar seu único filho. O filho da velhice.  Difícil  porque?  1º )  Avraham  saiu  de manhã bem cedo, sem que Sara o visse. Tanto que, logo  que Sara acordou , começou  a  procurar por Avraham e o  rapaz..  Sara saiu indagando para onde Avraham teria ido.  Alguém lhe teria dito que Avraham teria ido sacrificar o rapaz.  Sara se desespera. Será que Avraham ficou  louco?  O filho tanto esperado e agora vai  mata-lo!  Sara encontra de novo com o intrometido da família e diz ter  mentido, que Avraham não  matara o rapaz. Sara emociona-se com a  boa notícia e  seu coração  emocionado não  aguenta e ela morre ; 2º ) Era o    filho primogênito prometido. Mas Avraham cria tanto em D'us que acreditava que o filho  mesmo  se morto, "H"podia ressuscitá-lo.

E apareceu  a Avraham os emissários de  Hashem.

A bondade de Avraham era tamanha, que mesmo  sabendo que seu sobrinho Ló escolhera um lugar pervertido, lembrou-se do sobrinho para salvá-lo da destruição eminente.

Avraham era mesmo  um  Tsadik.  Sua Emunáh era perfeita.

Oxalá ter eu a Emunáh de  Avraham Avinu.

Avraham Avinu colocou a carga  sobre um burro (chamor) para fazer  Avodá a "H". O burro significa toda nossa materialidade. Pois ela nos serve para que a  usamos em Avodá   à "H"

Nossos sábios dizem, que Mashiach virá também montado num burro, ou seja, Mashiach usará nossa materialidade para reconstruir o  Beit Hamikdash. Que nossos bens materiais, sirvam  a nós e  a nossa Avodá para Hashem. Toda riqueza que tivermos deve ser revertida para o propósito de abreviar a volta do Mashiach.

Porque que  D'us atendeu a prece de Avraham e Sara, concernente ao nascimento de  um  filho ainda na velhice?  R: Porque, tanto Sara como Avraham Avinu eram bondosos e generosos para com  todos. Especialmente com  estrangeiros.

Também na haftará  fala sobre a  viúva e a Sulamita. A viúva se enriqueceu com  a venda do azeite;  a Sulamita ganhou  um filho. Porque, tal como  Sara, a viúva, mesmo  na pobreza era caridosa , tal como  a Sunamita.

Aprendamos a ser caridosos e generosos com os necessitados à nossa volta.

Livrando-se apenas dos espertalhões.

Shabatr Shalom!

Lehitraot!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –