Toledot.

 Toledot inicia-se com Ytschac e Rivcca (Isaque e Rebeca) rezando a D'us para trem um filho.

Rezaram assim: Ytschac:  "D'us, faça com que os filhos que  me darás nasçam desta virtuosa mulher!"

 Rivca rezou: "D'us, faça com que os filhos que me concederás sejam deste tsadic!". 
 A oração de Yitschac foi aceita, e Rivca engravidou.

Obs.: Esse era um casal bem unidos e de estrema humildade. Um reconhecia que o outro era melhor que si mesmo. (Quão difícil é isso hoje em dia).

Ao perceber que estava grávida, percebeu também que algo estranho acontecia no interior do seu ventre. Não sabendo  o que era, consultou Shem , filho de Noach, profeta de D'us na época, e ele lhe revelou que duas crianças estavam em seu ventre e que suas personalidades eram difrentes.

Obs.: Agora, como pode ser isto? As crianças ainda não nascidas, descendendo de um mesmo casal de justos (Tzadikim) receberem almas tão distintas?

 O que fizeram Ytschac e Rivca no momento da fecundação para que um nascesse de um jeito e outro de outro?   Certamente a Kabalá tem uma explicação para isto.

Como pode um já no ventre ter uma má inclinação, e, o outro boa inclinação? Sim, pois, diz o Midrash que Essav "socava" o ultero da mãe para que Yaacov não nascesse. Yaacov por sua vez, apesar de ser manso, agarrou ao calanhar de Essav, demonstrando que não desistiria de seu propósito a vida inteira. Essav nasceria, e ele, Yaacov, nasceria atrás.

Os filhos cresceram. Cada um seguiu camihos que foram determinados pelo "espírito" de conduta escolhidos. Ambos receberam ensinamentos da Toráh. Porém, Essav (Esaú) não foi capaz de dominar seus impulsos, vindo a perder os méritos de ser um Tzadik.

Essav sai de cena e a Toráh dá ênfase os caminhos percorridos por Yaacov.

Ytschac escava poços, tal qual fez Avraham, seu pai.

Habitando nas terras dos filisteus, foi perseguido por inveja, por se tornado um Homem rico.

Ytschac  escavou  três poços. Cavou o primeiro, os filisteus foram lá e tomaram. Cavou o segundo, os filisteus foram lá e tomaram. Porém,  D'us mostrou-lhes com quem estava. Os poços tomados secaram-se, não lhes tendo nenhum proveiro. Quando Ytschac os pegava de volta, dava água em abundância.

Ytschac escavou o terceiro. Mas, os filisteus desistiram de tomar-lhe o poço. Sabiam que não poderiam usufluir da água que não lhes eram por direito, e que D'us estava com o justo Ytschac.

Diz o Midrash que os três poços  escavados representam o três Bet Hamicdash (Templo).

O primeiro foi destruido pleos babilônicos e reconstruido por Esdras. O Segundo foi destruido no ano 70 da E.C. pelo General Romano, Tito.

O terceiro será reconstruido na época do Mashiach.

Obs.:  Se os poços representam Bet Hamicdash, tanto o primeiro quanto o segundo, Pergunto? Quato tempo levou Ytschac para escavar o terceiro poço e quanto tempo durou o poço jorrando água para o nosso povo Israel?   E porque demora tanto para que o terceiro Bet Hamicadash (poço) volte a jorrar água para todos nós?

Mas... Talvez  eu saiba... É que os gentios estão sentados em cima do "poço", ou seja, o lugar onde o Templo deve ser reerguido. Até porque, a área do Templo é hoje controlada pelos Muçulmanos.

O que acontece é que:  A Nação de Israel, deve elevar-se ao nível da santidade e justiça de Ytschac para que o "poço" seque, e, os Muçulmanos abandonem a área do Templo, tal qual fizeram os filisteus com relação ao poço escavado pelo nosso Patriarca Ytschac. Isso é o que está faltando.  E  essa deve ser a  a nossa Tefilá de todos os dias. Que seque o "poço" para que nós o tenhamos de volta. E a Toráh ( a Aguá) passe a jorrar não só para Israel, mas, para todo o mundo. Sob o controle de Israel.

Resumindo:  Secar o "poço" para que os muçulmanos abandonem a área ocupada do Templo. E o "poço" volte ao seu verdadeiro dono, a saber: Israel.  E volte a jorrar as  águas emanadas da Toráh, estabelecidas por "H", para os serviços do Templo (Bet Hamicdash).

E que Essav (o mundo) reconheça que só Israel detêm os oráculos  legítimos da espiritualidade  para a conecção  com D'us. Porque Israel é o primogênito de "H",  direito concebido desde a fundação do mundo.  Logo, as bençãos da primazia de  D'us são para o filho primogênito. Os demais filhos receberão as bençãos na propoção de seus méritos.

 

Shabat Shalom.

Baruch Shofar.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –