TRIBUNAL ALEMÃO CRIMINALIZA A CIRCUNCISÃO
Um tribunal alemão proibiu a circuncisão por motivos religiosos de crianças pequenas que não tenham consciência do ato a que são submetidas. A medida já suscitou protestos de grupos judaicos e muçulmanos. A decisão do tribunal de Colônia foi tomada durante o julgamento de um médico que foi processado por circuncidar um menino muçulmano de quatro anos, que teve de receber tratamento dois dias depois do procedimento, por causa de uma hemorragia.
O clínico foi absolvido, por não existir qualquer proibição quando o ato foi praticado. Mas o tribunal determinou no decorrer do processo a ilegalidade da circuncisão involuntária por motivos religiosos por poder infligir danos físicos.
A decisão, que só se aplica à região de Colônia, não estabelece restrições relativamente à idade e permite, por isso, que sejam submetidos a este ritual os rapazes que o solicitarem de forma consciente.
O Conselho Central de Judeus da Alemanha descreveu esta decisão como uma “intrusão sem precedentes” contra a liberdade religiosa.
“A circuncisão de rapazes pequenos é um componente sólido da religião judaica e tem sido praticada em todo mundo há milênios”, salientou o presidente do conselho, Dieter Graumann, em comunicado.
O Conselho Central de Muçulmanos na Alemanha também condenou a decisão judicial, qualificando-a como uma «interferência inadmissível» nos direitos dos pais. “A liberdade religiosa é altamente valorizada na nossa constituição”, foi frisado numa nota.
A decisão do tribunal contesta, contudo, estes argumentos, salientando que “o direito fundamental da criança à sua integridade corporal ultrapassa os direitos fundamentais dos pais”.
Na Alemanha vivem quatro milhões de muçulmanos e 200 mil judeus. Segundo a tradição judaica, os rapazes devem ser circuncidados aos oito dias de vida. Entre os islâmicos a idade varia de acordo com circunstâncias familiares e geográficas.
A circuncisão é um ritual que encontra as suas raízes na Bíblia e é descrito como um sinal da aliança entre Deus e Abraão, considerado patriarca das três grandes religiões monoteístas - judaísmo, cristianismo e islamismo.
Fonte: Jornal Rua Judaica.
Obs. Uma prática milenar, sendo contestada. Tantas mutilaçãoes são feitas em crianças ao redor do mundo, mutilações estas que afetam o psicológico das crianças, deixando-as com suas personalidades distorcidas. Na India existe isso e em tantos outros lugares. Agora, a circuncisão, uma prática saudável, higiênica, milenar, que caracteriza um povo, não devia ser tratado assim. Isso é mesmo que uma tratamento de umbigo. É indolor e cicatriza muito rápido. Porque a pele do bebê é nova, macia e altamente recontrutora.
Deviam preocupar-sem com coisas mais importantes como, a exploração sexual infantil, o tráfico de mulheres jovens, e o tráfico de intorpecentes.
Baruch.
Respostas