O futuro da água é discutido em Israel por Luciana Franco

A Watec 2011 – 6º Exibição Internacional e 3ª Conferência Internacional sobre Tecnologias de uso da água, energia renovável e controle ambiental – começou na ultima terça (15/11), em Tel Aviv, em Israel, e contou com a presença de delegações de diversas partes do mundo e apresentou as principais tendências tecnológicas para a produção e conservação de recursos hídricos.

O evento, que termina nesta quinta-feira (17/11), mostrou como Israel, um país que é dotado de uma geografia hostil, se tornou líder mundial em pesquisa em recursos hídricos e já reutiliza 85% da água que produz através de tecnologias que vão desde o bombardeio de nuvens, reciclagem de água de esgoto até a dessanilização da água do mar.

O país tem muito a ensinar aos emergentes, como a China, uma economia que busca alternativas para amenizar as pressões sobre os grandes centros urbanos. O Brasil compareceu ao evento através da presença de delegações dos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Para o deputado estadual Edson de Oliveira Giriboni, de São Paulo, a visita a feira visa conhecer as novidades do setor. “Ficamos impressionados com as tecnologias de reuso da água. Israel reutiliza boa parte da água que consome na agricultura e neste aspecto nossa preocupação foi com a licença ambiental, mas descobrimos que o aval a essa tecnologia é tanto interno, como externo através de órgãos da União Européia (UE)”, diz Giriboni.

Entre as novidades apresentadas na feira estão soluções modernas de filtragem, reciclagem e análise de qualidade da água, como o uso de bactérias luminosas que verificam a qualidade de água em poucos segundos e que devem chegar ao Brasil em 2012.

*A jornalista viajou para Tel Aviv, Israel, a convite do Consulado de Israel

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –