Na véspera de Rosh Hashaná, o novo ano judaico, os pensamentos são sobre as boas e más ações, os erros e os acertos feitos por cada um individualmente e coletivamente no ano que ora se encerra. Não vou me prolongar sobre tudo que foi feito neste ano,só alguns pensamentos.
ORIENTE-MÉDIO
Nesta região há atualmente 10 guerras, que desde o início da Primavera Árabe, já causou a morte de cerca de 450.000 pessoas, ferimentos em milhões e destituidos de suas casas e refugiados que somam mais de 7 milhões de pessoas. Nestas guerras estão envolvidos também perseguições religiosas e de minorias.
A região do Oriente Médio já não é a mesma de há apenas 5 anos atrás. Países como o Líbano, chamada antigamente da Suiça do O.M.é um país sem governo há mais de 1 ano, o caos reina no país, onde até o lixo não é colhido e fez a população de Beirute se rebelar. Hizballah que se sediou num bairro da Capital está atarefado em combates na Síria para manter o governo do ditador Assad no poder, a mando do Irã.
A Síria já está praticamente dividida entre extreita faixa que vai de Damasco a Latakia dos allawitas, controlada pelo governo. A maior parte do país está sob controle do EI, outras partes por outros rebeldes e no norte há controle curdo. Os curdos que querem fundar Curdistão, na região do leste turco, passando pelo norte da Síria e do Iraque, já tem autonomia no Iraque e exportam petróleo.
A Turquia faz um jogo dulplo-triplo. É um país membro da OTAN, portanto deveria se posicionar com seus aliados do mundo Ocidental. O governo islamista de Erdogan, não combateu os terroristas do EI e através de sua fronteira permitiu o engrossamento das fileiras desta organização terrorista. Quando já foi forçado a combater o EI, seus aviões foram lançados contra a população curda na Síria e no Iraque. O governo do Erdogan que simpatiza com a Irmandade Muçulmana, provoca Israel com “flotilhas da paz”, que só tem o objetivo provocativo.
O Iemen também está dividido, após a intervençaõ e auxílio iraniano aos houthis do norte do país, que perseguiram forças governamentais e dividiram o país, onde reina o caos. O Iraque governado no passado pela minoria sunita à qual pertencia o ditador Saddam Hussein, depois da sua deposição por forças americanas e ocidentais, passou a maioria xiita. Esta é constantemente atacada por forças e organizações sunitas e estas duas facções da religião muçulmana não dão trégua nem nas mesquitas e já causaram mortes de muitos milhares de seres humanos.
O Irã que promove muitas lutas, violencias e discordias não só na região, mas as expande e seus líderes, inclusive o supremo dizem abertamente suas intenções e em voz arrogante desafiam o Ocidente. Anteontem(9), Khamenei fez um descurso no qual diz que:” o acordo nuclear com os P+1 só serve para este fim. Os EUA é o grande Satanás e que o regime Sionista (o Estado de Israel) não sobreviverá nos próximos 25 anos”. Mas Obama e outros governos não dão ouvidos e não querem ver.
Poderia continuar descrevendo as lutas no Egito entre forças governamentais e do EI, entre as duas facções dos palestinos -da AP e do Hammas- que combatem uma a outra. Da divisão da Líbia e da invasão de refugiados na Europa e da perseguição religiosa aos cristãos Yazidis no Iraque, Coptas no Egito ou Marronitas no Líbano. A violencia e destruição reina, antiguidades são destruidas num piscar de olhos para não deixar vestígios de outras culturas. O Ocidente prefere também não enxergar os esturpos, a escravidão, a falta de direitos humanos e de democracia nos países em questão.
Nestes dias foi divulgado que o Irã e a Rússia estão aprofundando sua intervenção a favor do ditador Bashar Assad, enviando cada país centenas de soldados para lutar contra os rebeldes. O Irã que já fornecia apoio bélico e combatentes do Hizballah agora intervêm com soldados da sua Guarda Revolucionária. A Rússia além de material bélico moderno envia pilotos com aviões para colocar seu peso a favor de Assad.
Países se desmembrando, o mapa mundial mudando. Terroristas e países chamados do “Eixo do Mal” são cortejados e não repreendidos ganham terreno e os ingenuos não querem ver.
A mudança geopolitica do Oriente Médio e que poderá implicar em mudanças, no futuro, em outras partes do mundo é um fato.
Israel não é isento de erros, mas é um país democrático, de livre expressão, liberdade a mulheres, aos direitos humanos e que progride constantemente apesar de estar cercado por inimigos que desejam destrui-lo. É dificil acreditar que nestas circunstancias há elementos e países que acusam este o Estado Judeu e o perseguem. Preferem aliar-se a regimes obscuros, ditadoriais que não respeitam minorias, mulheres, outras religiões e vai por aí e não querem ver a realidade crua e nua.
Infelizmente há muitos males a atrocidades no mundo e é evidente que deveríamos nos esforçar para viver num mundo mais calmo, com paz e progresso. Ao mesmo tempo não resta a menor dúvida de que há elementos que conseguem de maneira estranha colocar o problema palestino de forma disproporcional a outros problemas piores na opinião pública mundial. Só devemos esperar que num dia, o mais próximo, o mundo enxergue a realidade.
PRESIDENTE RIVLIN ENCONTRA-SE COM O PAPA NO VATICANO
O Presidente do Estado de Israel, Reuven Rivlin encontrou-se (3) no Vaticano com o Papa Francisco em visita oficial. Na Santa Sé os dois líderes trataram de tópicos de aproximação entre as pessoas e de trabalhar conjuntamente para reconciliar partes beligerantes no mundo e no Oriente Médio. O Papa Francisco enfatisou que há de tratar o antissemitismo como uma praga malígna e combate-la energicamente. Acrescentou :” os que tem por objetivo do extermínio do Estado de Israel, agem por fundamentos antissemitas”.
O Presidente Rivlin disse que:” essa declaração do Papa Francisco é de muita importancia e de grande significado”. Em Roma, o Presidente Rivlin encontrou-se com o Presidente da Itália, Sérgio Mattarella.
O CANTOR MATISYAHU EM JERUSALÉM
O cantor americano Matisyahu, boicotado e depois trazido de volta ao Festival Rototom, na Espanha, refletiu no assunto durante a tourne européia na Espanha, Polonia e Alemanha e decidiu que a melhor maneira de encerrar essa temporada é de dar um show (não programado) na Capital de Israel, em Jerusalém que tanto ama. Dito e feito. “Cantar nesta cidade Santa tem muito significado para mim. Mesmo sem os acontecimentos na Espanha, passear alguns dias em Israel, mesmo sem apresentações, vale muito para mim”.
A INTEL LANÇA NOVO PROCESSADOR
A Intel está lançando a sexta geração de processadores da Intel Core desenvolvidos por uma equipe de israelenses de Haifa, chamada de Skylake. O processador é baseado na tecnologia de produção de 14 nanômetros, que dá mais do que duas vezes mais execuções, gráfica muito melhor para jogos de vídeo e prolongam 3 vezes a vida da bateria. Os computadores com os processadores de sexta geração serão 50% mais leves e mais mais leves. O principal desenvolvimento do Skylake foi feito no centro da Intel em Haifa, que liderou grupos nos EUA e na India. A Vice Presidente na Intel Internacional e chefe da equipe de Desenvolvimento de Novos Processadores, Shlomit Weiss estava empolgada. “Este é um sucesso incrível para um trabalho de mais de 4 anos”, concluiu.
EXERCICIO AÉREO CONJUNTO
A Força Aérea de Israel (I.A.F) encerrou na semana passada, em Nevada, um extenso treinamento aéreo- “Red Flag”- que quase 1 mes conjuntamente com as forças aéreas dos EUA, da Jordania e da Cingapura. Dezenas de pilotos e navegadores israelenses de aviões F15 com outros pilotos, inclusive os jordanianos dos F16, simularam ataques aéreos, ataques contra baterias anti aéreas, resgate de pilotos em qualquer tempo dia e noite. O abastecimento aéreo dos caças jordanianos foi feito por aviões tanques israelenses, que o fizeram para os caças da I.A.F que seguiam daqui para os EUA nas rotas aéreas internacionais.
EXPOSIÇÃO DE INOVAÇÕES PARA ÁGUA
Em outubro será realizada em Tel Aviv a Exposição Watec Israel 2015, que apresentará tecnologias inovadoras nos setores da água, meio ambiente e energia renovadora. A exposição realizada a cada 2 anos é um marco da alta tecnologia israelense e mundial nestas áreas e dão oportunidade para encontros, troca de idéias entre academicos, analistas e especialistas. Muitas indústrias apresentarão algumas inovações, como painéis de captação de raios solares que geram energia. Esses painéis estão postos sobre áreas de água e economizam espaço. Uma indústria apresentará bolas que se encaixam modularmente em reservatórios de água, de forma que “escondem” a água do sol e economizam até 90% da evaporação, diminuem a quantidade de algas e melhoram a qualidade da água. Um minusculo sensor que é introduzido em árvore e outras plantas e indica a quantidade exata de água necessária também estara aí.
QUE O ANO NOVO SEJA MELHOR DO QUE OANO QUE PASSOU.
Respostas