Postado por Jayme Fucs Bar em 25 de Agosto de 2011 às 12:34am
Sei que não está saindo em quase nenhum lugar. Mas a Turquia está batendo o recorde de hipocrisia. Matou nos últimos dias mais de cem curdos em bombardeios no Iraque. A informação é difícil de achar. Ninguém dá bola. Afinal, são curdos. Quem liga para eles? São apenas o maior povo do mundo sem Estado…
A ONU não vai se manifestar. Não ocorrerá uma reunião do Conselho de Segurança para discutir este assunto. O presidente Barack Obama e sua secretária de Estado, Hillary Clinton, ficaram calados. Não perguntaram nada no briefing do Departamento de Estado em Washington. O Brasil tampouco adotou uma posição. Irã e Israel evitaram críticas a Ancara, afinal os turcos desfrutam de unanimidade. Nem o Human Rigths Watch me enviou informações. Se fosse da Síria, teria recebido uns dez emails deles.
A Turquia disse que eram terroristas do PKK. Tudo bem. Aparentemente, muitos deles eram mesmo. Mas não é o premiê Recep Tayyp Erdogan que deu um chilique em Davos ao brigar publicamente com o presidente de Israel, Shimon Peres, pelos bombardeios em Gaza? Israel simplesmente agiu da mesma forma que os turcos. Disse que eram terroristas do Hamas.
O Erdogan também condena publicamente o Bashar al Assad pela repressão à oposição. Atitude perfeita e elogiável. Mas o líder sírio também diz estar lutando contra terroristas. Exatamente como o premiê turco no caso do PKK.
Eu, entre muitas outras pessoas, considero fundamental o papel da Turquia nos atuais levantes árabes. O país tem apoiado iniciativas democráticas e ficado no lado certo da história. A pressão sobre Assad talvez resulte em um cenário positivo na Síria. Também tem atuado com maturidade no Iraque e no Líbano.
Mas a Turquia ainda reprime os curdos, não reconhece o genocídio armênio (seria como os alemães negarem o Holocausto) e, para completar, contribuem para a ocupação do Chipre, onde não respeitam a propriedade privada de gregos no lado “turco” desta ilha-país no Mediterrâneo.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.
Respostas