Até o fim de 2012, São Paulo ganhará um centro de memória dedicado à cultura judaica. O espaço funcionará na mais antiga sinagoga paulistana, a Kehilat Israel, que fica na Rua da Graça, no bairro do Bom Retiro.
Inaugurada em 1912, a sinagoga passa por reforma e deve ser reaberta até dezembro, já com o Memorial da Imigração Judaica em funcionamento.
O espaço vai abrigar peças e documentos históricos da imigração judaica ao Brasil. "Vamos detalhar como foram as seis grandes ondas migratórias de judeus ao Brasil e também contar a história do bairro do Bom Retiro, onde a colônia primeiro se instalou na cidade", disse Daniel Anker, integrante do Conselho Curador do Memorial.
O memorial está sendo implementado - e será gerido - pela instituição beneficente israelita Ten Yad. Os interessados em ceder peças podem entrar em contato pelo telefone (11) 3811-1314 ou via meimju@gmail.com.
A comunidade judaica ganhará em 2013 outro espaço para a memória, com a inauguração prevista do Museu Judaico de São Paulo, no templo Beth-El, na região central da cidade.
Leia mais em matéria do jornal O Estado de S. Paulo.
Reprodução de O Estado de S. Paulo, edição de 4 de julho de 2012.
Respostas