Sucot e seus significados por Jayme Fucs Bar

Sucot e seus significados por Jayme Fucs Bar
Sucot possui dois significados, o agrícola (festa da colheita dos frutos) e o histórico-Espiritual (festa das cabanas.). Sucot começa no dia 15 de Tishrei e tem duração de 7 dias.
Sucot relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Este foi um período em que o povo judeu não tinha terra própria, nem solo cultivável e sendo assim foi um povo nômade que viveu em cabanas frágeis e temporárias.
Como forma de simbolizar este período, durante a celebração de Sucot, os judeus se abrigam sob folhas e galhos ao ar livre. A Suca simboliza a simplicidade e a necessidade de uma vida mais modesta menos consumista e competitiva, como a de nossos antepassados, nos lembrando da fragilidade dos bens materiais e do nosso afastamento da natureza.
A sucá erguida ao ar livre é constituída de palha ou folhagem, para que possamos ver o céu. Simbolizando a todos os judeus, que temos uma terra, Eretz Israel, e nela devemos produzir com nossas mãos não só alimentos, industria e tecnologia, mas também produzir um estado judeu de moral , ética, liberdade e justiça social.
O Êxodo do Egito é uma das pedras fundamentais do judaísmo, é a experiência da liberdade, pois fomos escravos e nos libertamos da escravidão.
Sucot nos faz refletir do longo e duro caminho para a humanidade conquistar essa liberdade. Sendo assim, Sucot nos ensina uma grande lição de vida: a liberdade não se alcança em um dia, deve ser conquistada enfrentando as dificuldades, sem temer em lutar por sonhos e ideais e por isso carregamos em nossas lutas esse Grito de Yoshua Ben Nun na passagem biblica no Vale de Yjalon onde no momento crucial ele pede ao Criador (D`eus) um milagre e esse D`eus lhe da uma resposta simples e humana “Chazak Veematz” (Tenha Força e coragem ), Força e coragem para enfrentar os novos desafios e conquistar a liberdade neste novo êxodos .
Sucot também é conhecida como a festa da colheita porque coincide com a estação das colheitas em Israel, quando chega a chuva que traz a tão preciosa e esperada água, representando a vida de todos os seres desse planeta.
Sucot comemora o final do ano agrícola, começo do outono. Um ramalhete com 4 espécies de planta simboliza a parte do interior do ser humano .
Etrog ( fruto Cítrico) Representa a Inteligência do ser Humano.
Lulav ( a Palmeira) Representada a bondade e o amor oculto em cada ser Humano.
Hadas ( a Mirta ) Representa a Carência Humana o medo ao desconhecido.
Arava (o Salgueiro ) Representa o esforço humano numa constante luta pela procura da perfeição de seu ser .
Estas 4 espécies de plantas juntas e unidas representam a humanidade e também representa nossa função como judeus de “Or la Goim”, uma luz para a Humanidade.
Para nos Judeus Humanistas, Sucot é uma festa judaica de grande importância, pois é a festa que valoriza a vida, a natureza e procura refletir sobre a liberdade do ser humano.
Essa é também a festa que nos aproxima um pouco mais da essência do que é a terra de Israel , uma terra onde os frutos e as esperanças estão no ser humano.
Shabat Shalom Ve Chag Sameach!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

This reply was deleted.