A Idéia desse grupo e oferecer a todos a possibilidade de conhecer um pouco sobre as personalidades Judaica, e sua contribuição para a Humanidade.
15 Members
Join Us!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Os comentários estão fechados.

O "Caso Dreyfus" e Edgard Degas por Reuven Faingold

No final do século 19, a França ficou convulsionada pelo “Affaire Dreyfus”. Um oficial judeu do Estado Maior, Alfred Dreyfus, havia sido condenado por alta traição. O “Affaire” dilacera a opinião pública, dividida entre os dreyfusards, que defendiam sua inocência, e os antidreyfusards, que acreditavam em sua culpa. intelectuais, escritores e artistas franceses também se posicionaram. E um dos mais ferrenhos antidreyfusards foi Edgar Degas. Edição 100 - Junho de 2018 Pano de fundo do Caso…

Saiba mais…
0 respostas

Simone Veil, um ícone mundial - Revista Morasha

Simone Veil, um ícone mundial A França ficou de luto em junho deste ano de 2017 ao tomar conhecimento do falecimento de Simone Veil. Judia, sobrevivente do Holocausto, ela ocupou vários postos governamentais, tornando-se um ícone na luta contra a discriminação das mulheres. Empenhada em todas as causas em que acreditava, conquistou os franceses, e sua popularidade ia muito além dos limites da política. Edição 98 - Dezembro de 2017 A vida de Simone Veil foi turbulenta. Vivenciou épocas de terror…

Saiba mais…
0 respostas

As Stolpersteine - Arte e Memória por Reuven Faingold

“Uma pessoa só é esquecida quando seu nome cai no esquecimento”, afirma o Talmud. Há 20 anos, o artista alemão Gunter Demnig trabalha contra o esquecimento, instalando “stolpersteine”, pedras de recordação na calçada diante das casas onde moravam as vítimas do Nazismo. Edição 96 - Junho de 2017 Gunter Demnig pertence à geração  pós-2ª Guerra. Nascido em 1947, estudou Artes e Desenho Industrial na Universidade de Berlim. Ele já disseminou suas pedras de recordação, as stolpersteine (em…

Saiba mais…
0 respostas

Leonard Cohen, compositor e poeta Revista Morasha

Ele foi cantor, compositor e, sobretudo, um poeta cujas palavras eram destinadas a atrair a atenção dos Céus. Neto de um rabino, Leonard era um contador de histórias que conseguiu capturar em seus poemas e músicas a essência, a beleza e a dor que nos rodeiam. Leonard Cohen foi um dos mais influentes artistas dos séculos 20 e 21. Autor da canção “Aleluia”, um dos maiores sucessos de todos os tempos, ele era um ícone do universo musical, um artista singular que não pertencia a uma época em…

Saiba mais…
0 respostas