Espaço Judaico Humanista destinado à SEFARAD.

Matérias, curiosidades, eventos e tudo mais que se refira aos Judeus Oriundos da Península Hibérica ou Império Otomano.

55 Members

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Os comentários estão fechados.

A Trágica Historia de Uriel D'Acosta Jayme Fucs Bar

D'Acosta nasceu no Porto, Portugal, sua família era descendente de Bnei Anussim, seu pai era de origem católica, mas sua mãe era uma judia convertida na inquisição , tinha 3 filhos entre eles Gabriel D'Acosta, como ele era chamado no seu nome cristão, vinha de uma familia muito culta , estudou direito na Universidade do Porto e Latin na Universidade de Coimbra, chegou a servir como tesoureiro da catedral do Porto, porém era um jovem muito curioso apesar da educação católica, sabia de sua origem…

Saiba mais…
0 respostas

Judeus de Sefarad - Revista Morasha

A saga dos judeus na Espanha acabou tragicamente em 1492, quando os Reis Católicos determinaram que nenhum deles poderia mais viver em seus domínios. Mais de 200 mil tiveram que decidir entre se converter ou deixar o país. Uma extraordinária civilização foi abruptamente desarraigada, mas não desapareceu, pois os judeus expulsos levaram seus conhecimentos, sua sabedoria e tradições para outras terras. Edição 89 - Setembro de 2015 Hoje, após 553 anos, a Espanha decidiu ser hora de corrigir aquilo…

Saiba mais…
0 respostas

Curso na PUC-SP aborda a trajetória dos judeus – da Época de Ouro, na Península Ibérica, ao surgimento Estado de Israel.

Acontece de 7 de maio a 27 de junho o curso de História Judaica da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP, ministrado pelo professor Mauro David Cukierkorn. A Cátedra é resultado de uma parceria do Centro da Cultura Judaica com a Pontifícia Universidade Católica. O curso narra a trajetória do povo judeu – da Época de Ouro, na Península Ibérica, ao surgimento do Estado de Israel. Quem não é aluno da PUC-SP também pode se matricular. A primeira aula é aberta. Um novo e instigante curso de História…

Saiba mais…
0 respostas

Uma visita ao cemitério dos judeus do Recife em NY - Gustavo Chacra no estadao.com

Texto baseado em reportagem minha publicada na edição do Estadão deste domingo. Honestamente, é das mais matérias que eu mais me orgulho de ter feito aqui em Nova York Entre prédios com tinta descascada no bairro de Chinatown em Manhattan, o cemitério dos judeus originários do Recife e seus primeiros descendentes é um dos mais bem guardados segredos de Nova York. Poucos conhecem pessoalmente as tumbas das primeiras famílias judias que viveram na metrópole com a segunda maior população judaica…

Saiba mais…
0 respostas