Cabala é a tradição mística do judaísmo. Dizer mistérios foi a sua maneira de dar nome a questões ligadas à vida humana. Partindo das narrativas bíblicas e da língua hebraica, seu caminho tem sido construir uma filosofia que diz respeito à realidade do viver. Seu método é usar, como meio de reflexão, a Árvore da Vida – um sistema dinâmico de forças e qualidades que se interligam, influenciam uns aos outros e geram uma realidade em permanente tensão entre transformação e contenção. Pensar com a cabala é pensar a vida como um campo de influências.
Início: 10 de março • Terças-feiras, às 20h • 4 aulas • R$ 460
10 MAR O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO E DA ÁRVORE DA VIDA
De como uma cosmologia inspirou o princípio do mundo partido e o modo de consertá-lo e se transformou em uma filosofia das relações. Entre a permanência do cristal e a dissolução da fumaça, a vida humana acontece.
17 MAR O MISTÉRIO DA PALAVRA
De como a serpente criou a confusão das línguas. A sedução como prática de poder. A ética da conversação como antídoto ao veneno da manipulação. Generosidade ou autolimitação? O diálogo como esforço.
24 MAR O MISTÉRIO DA SEXUALIDADE
De como transformar a narrativa de Adão e Eva e o princípio do pecado original. A androginia das almas e a diversidade humana. Uma visão de gênero anterior à revolução sexual.
31 MAR O MISTÉRIO DO TEMPO DOS CASAIS
De como a narrativa sobre um rei e sua amada gerou uma psicologia das relações amorosas. Por precipitação fomos expulsos do paraíso. Por precipitação não conseguimos voltar.
Paulo Blank. Psicanalista. Doutor em Comunicação e Cultura, membro associado do Centro Transdisciplinar de Estudos Avançados, ECO-UFRJ. Autor de Cabala: o mistério dos casais, entre outros estudos de psicanálise e judaísmo.