Filme une esporte e política para discutir Israel e Palestina

JULIANNA GRANJEIA
Da Folha de SÃO PAULO

Com toques de humor, ironia, amargura, inconformismo, esperança e desesperança, o documentário "Sobre Futebol e Barreiras" usa a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, para abordar o conflito entre Israel e Palestina.

Filmado durante a Copa, em diversas cidades de Israel, o filme mostra personagens interessantes das duas culturas e como a política norteia tudo na região -até a escolha do time de futebol.

"O Arturo Hartmann [um dos diretores], que estuda o conflito, foi para Israel passar uns meses em estudo e ficou impressionado com como todos gostavam de futebol. E decidimos fazer o filme", afirma João Carlos Assumpção, codiretor do longa.

Divulgação
Cena do filme " Sobre Futebol e Barreiras "
Cena do filme " Sobre Futebol e Barreiras "

Um dos personagens mais interessantes é Zahi Armaly, considerado o melhor futebolista da história de Israel. Zahi é israelense, mas não judeu. É árabe. E causou polêmica ao vestir a camisa de Israel nos anos 80, mas se recusando a cantar o hino nacional.

Outras aparentes contradições surgem. Como a de Gregory, um judeu que dá um depoimento emocionante sobre sua chegada a Israel com o pai sionista. Ele conta no longa que torce para a Alemanha. Mas ressalta que, depois da Copa, guarda a camisa.

"Se o Hitler visse o time da Alemanha hoje, meu Deus! Seis ou sete estrangeiros...", comenta o jovem no longa.

SOBRE FUTEBOL E BARREIRAS
DIREÇÃO João Carlos Assumpção, Arturo Hartmann, Lucas Justiniano e José Menezes
PRODUÇÃO Brasil, 2011
QUANDO sábado (22), às 19h40, no Cinesesc; domingo (23), às 15h50, no Unibanco Arteplex Frei Caneca; dia 24, às 19h10, no Unibanco Arteplex; dia 2, às 17h, no Reserva Cultural; e dia 3, às 15h40, no Espaço Unibanco Pompeia
CLASSIFICAÇÃO livre