Um taquinho de mim

Ao adentrar esse blog, acho na obrigação de m'apresentar: Meu nome é Creso Nuno Moraes de Brito. Tenho 25 anos, sou pernambucano, historiador e professor, brasileiro e judeu.

Como o nome denuncia não sou nenhum asquenaze ou sefarade magrebino ou levantino e sim descendente de judeus portugueses q estão aki em PE desde o tempo dos batavos, na verdade, como minhas raízes familiares são mto antigas, alguns avot cá aportaram desde o início da colonização tuga nessas paragens.

Aproximei-me do judaísmo aos 15 anos e aos 18 fiz brit (com medico judeu e benção) e os procedimentos necessarios p minha inserção oficial ou oficiosa na kehila, embora p os ortodoxos eu continue n sendo yahud, ms c todo respeito a eles, isso n m'encasqueta o juízo pq sei o q recebei e sei bem o q sou...ao entrar na comunidade (a velha sinagoga q frequentava era composta por sefas, alguns ashkes e a maioria de marranos ou anussim ou q se identificavam assim e curiosos esporádicos) aprendi a pluralidade - nem sempre mui cordial- dos judeus. E inda tinha o ishuv dos ashkes q foram s'acostumando com a ideia da marranada "de pouquim em pouquim" (de fato, ainda tão s'habituando) q'eu fui nalgumas solenidades e alguns iamim noraim... Em meio a intrigas e amizades, carinhos e descarinhos, ortodoxias e desleixos e a muitas sidrot da Torah (no sentido de Ensino e n só de pentateuco e talmud, embora os inclua) e mucho meldar (adoro a chazanut mezzo sefa, mezzo ashke de mia esnoga)...ah...e um pokito de ivrit y mazales...fui (re)construindo meu Judaísmo. E esse é o componente mais importante de minha personalidade, embora obviamente não o único.

Porém só pude m'aprochegar pq tinha uma base, existia um passado ou resquicios de um passado judaico em minha familia, meio confusos e apagados, porem q a tia mais velha alertava em sua extremada religiosidade catolica popular: "parece q somos do povo dos profetas, dos judeus dos holandeses" e minha mãe contava-me historias sb Golda Meir, Ben Gurion e a formação de Israel, afirmando q seria o unico pais q a faria viajar de avião...ps é a Terra de D'us e  devido ao seu lado cristão, seu sangue judaico e seu pendor p Historia, iria nem q fosse a base de calmantes.

Isso desde miúdo ouvia e fui crescendo, fui vasculhando o passado, descobrindo os costumes fúnebres, o bisavô q qndo velho se tornou adventista só pq eles guardavam o sabá ou o sabo (como ele aprendeu a chamar no engenho de sua familia e q desde de pichototinho aprendeu a respeitar). E virei estudante de história, trabalhei como monitor e depois supervisor/coordenador da monitoria do Centro Cultural Judaico de PE (Sinagoga Kahal Zur Israel) e do Arquivo Histórico Judaico de PE, publiquei trabalhos acadêmicos, fiz palestras e mini-cursos, graduei-me  e continuando sempre a pesquisar só p causa desse passado judaico q às vezes tive vontade de mandar p as cucuias ou às favas ou sei lá pra onde (devido as posturas de certos filhos do meu povo q n aprenderam q col israel arevim ze laze ou q no minimo devemos respeito ao guer pq todos ja fomos guerim um momento de nossa historia). Mas nunca consegui afastar-me dele.

E sabe por quê? Porque sou judeu, esse é MEU passado, a História que recebi, aceitei e escolhi traçá-la, continuando-a. Porque tenho um compromisso com meus ancestrais q de alguma forma queriam q eu soubesse q sou filho de Abraão, Isaque e Jacó e disso n m'olvidasse. E também fiz um brit (como diz meu último sobrenome) na carne, na alma e na mente com o Ser, o Tudo-Nada, o Inominável, o Mistério que nosso povo chamou de Adonai Eloheinu e ao qual eu me junto a todos que foram, são e virão a O chamar do msmo modo.

 

Não sou ortodoxo...stou a léguas disso..., não sou sionista, não sou membro oficial de nenhuma federação, embora vá a Esnoga por vezes (ao menos nas Grandes Festas, chaguim e alguns shabatot), tento manter uma certa kashrut e principalmente penso, sinto e me relaciono com o mundo como judeu, pois amo o Judaísmo, brigo com ele, transformo-lhe, vivo-lhe e por isso sou ele também.

 

Sou apenas a letra solitária q cai e s'ergue n'Aliança d'ELE. (Nun no Brit'O).

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais