Todos os posts (6)

Classificar por

Jacó estabeleceu-se agora na terra da peregrinação de seu pai, na terra de Canaã. - Gênesis 37: 1
TÓPICOS:
• Jacó é mostrado para favorecer seu filho José, a quem os outros irmãos se ressentem. José tem sonhos de grandeza. (Gênesis 37: 1-11)
• Depois que os irmãos de José foram cuidar dos rebanhos em Siquém, Jacó mandou José para relatá-los. Os irmãos decidem não matar Joseph, mas sim vendê-lo à escravidão. Depois que ele é mostrado o casaco de José de muitas cores, que havia sido mergulhado no sangue de uma criança, Jacó é levado a acreditar que José foi morto por uma fera. (Gênesis 37: 12-35)
• Tamar se casa sucessivamente com dois dos filhos de Judá, cada um dos quais morre. Judá não permite seu casamento levirato com seu filho mais novo. Ela engana Judá para engravidá-la. (Gênesis 38: 1-30)
• Deus está com José no Egito até que a esposa de seu mestre, Potifar, o acusa de estupro, após o que José é aprisionado. (Gênesis 39: 1-40: 23)

SYNÓPSE DA CONEXÃO
Depois de todas as suas provações e testes, Jacob se tornou amadurecido. Ele sentiu que tinha realizado tudo o que deveria fazer. Foi nesse contexto que seu filho José foi tirado dele. A partir disso, aprendemos que nunca devemos descansar em nossas conquistas, espiritualmente falando. Devemos estar sempre prontos para crescer e empreender o trabalho espiritual que tal crescimento requer. (The Kabbalistic Bible, Gênesis, Technologi for soul, pg.353).
Tradução livre by Moréh Avraham Bar-Zohar (Altamiro Paiva)

Saiba mais…

Jacó enviou mensageiros à sua frente para seu irmão Esaú na terra de Seir, no interior de Edom. - Gênesis 32: 4

SINÓPSE: 

  • Jacó se prepara para o encontro com Esaú. Ele luta com um "homem", que muda o nome de Jacó para Israel. (32: 4-33)
  • Jacó e Esaú se encontram e partem pacificamente, cada um seguindo seu caminho separado. (33: 1-17)
  • Diná é estuprada por Siquém, filho de Hamor, o Hivita, que era o chefe do país. Os filhos de Jacó, Simeão e Levi, se vingam assassinando todos os homens de Siquém, e os outros filhos de Jacó se juntam a eles na pilhagem da cidade. (34: 1-31)
  • Rachel morre ao dar à luz Benjamim e é enterrada em Ephrah, que é a atual Belém. (35: 16-21)
  • Isaac morre e está enterrado em Hebrom. Os descendentes de Jacó e Esaú são listados. (35: 22-36: 43).

 

O Zohar nos revela nesta conexão uma narrativa na qual dela fazemos parte com papéis diferentes, ou como Jacob, ou como Esáu. O certo é que as dificuldades do trauma da primogenitura ainda estavam latentes. Precisava chegar o instante do acerto para o cumprimento do Ticum, da correção. Somente voltando e enfrentando os nossos medos, nos libertamos dos nossos erros. Shabat Shalom!

Moréh Avraham Bar-Zohar (Altamiro Paiva).

 

 

Saiba mais…

SHABAT TOLDOT - GERAÇÕES

11419597086?profile=originalAlimente o corpo - mas nutra a alma

Mais dois filhos com personagens contrastantes é o tema da Conexão desta semana. Yaakov e Eisav são tão diferentes um do outro quanto dois irmãos podem ser. Um é guerreiro de vida rápida que aprecia os prazeres sensoriais da vida - incluindo comida (na medida em que vende seu direito de a primogenitura ao irmão por um guisado de lentilha), o outro é um erudito de leitura que gosta tanto de estudar que encontra o seu caminho ao ar livre em contato com a natureza.

  • Nos ensinamentos da Cabala, Eisav representa o corpo e Yaakov representa a alma. Em termos de corpo, os judeus não são muito diferentes dos gentios. Daí Yaakov foi capaz de enganar aparentemente seu pai Yitzhak para obter as bênçãos da família usando as roupas de Eisav - o corpo pode enganar.
  • A verdade de uma pessoa está na alma, não no corpo. E aqui a alma judaica se distingue, na medida em que os judeus continuaram a existir diante das perseguições e mortes além de qualquer outra cultura - a adesão espiritual a D'us sendo a expressão da alma judaica.
  • Há momentos em que precisamos usar as roupas de Eisav - a astúcia e inteligência necessárias para defender nossos corpos contra nossos inimigos, se não, não sobreviveremos. Mas a distinção final reside na nossa resposta espiritual, intelectual e emocional ao nosso ambiente e aos desafios mais sutis da vida.
  • Devemos portanto educar nossos filhos a se prepararem fisicamente onde está sua força – mas também preocuparem-se em ter uma alma sensível e perspicaz.

Moréh Altamiro Paiva (Avraham Bar-Zohar).

Saiba mais…

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais