Todos os posts (4)

Classificar por

11419597087?profile=original“O Eterno falou a Moisés, dizendo: "Quando você fizer um censo dos homens israelitas de acordo com as matrículas do exército, cada um pagará ao Eterno o resgate de ser inscrito, para que nenhuma praga lhes sobrevenha por meio do seu registro. " - Êxodo 30: 11-12

RESUMO DA TORÁ:
• Moisés faz um recenseamento dos israelitas e recolhe meio-shekel de cada pessoa (30: 11-16)
• Deus diz a Moisés para construir uma bacia de água e preparar óleo de unção e incenso para a ordenação dos sacerdotes. Bezalel e Oholiab, hábeis artesãos, são designados para fazer objetos para os sacerdotes e o Tabernáculo. (30: 17-31: 11)
• Os israelitas são instruídos a manter o Shabat como um sinal de sua aliança com Deus. Deus dá a Moisés as duas tábuas do pacto. (31: 12-18)
• Os israelitas pedem a Arão que construa um bezerro de ouro. Moisés implora a Deus que não destrua o povo e, em seguida, quebre as duas tábuas do Pacto nas quais as Dez Palavras estavam escritas quando ele vê o ídolo. Deus castiga os israelitas por meio de uma praga. (32: 1-35)
• Moisés sobe a montanha com um conjunto de tábuas em branco por mais 40 dias, para que Deus volte a inscrever os Dez Mandamentos. Outras leis, incluindo o decreto para observar os Festivais de Peregrinação, também são reveladas. (34: 1-28)
• Moisés desce da montanha com um rosto radiante. (34: 29-35)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Erradicando a Idolatria
A idolatria hoje não está restrita a ídolos imagens de poderosos de então, na contemporaneidade lidamos com "divindades" que controlem nosso comportamento: dinheiro, o culto ao Ego, vícios, sexo e outros. Enfim, qualquer coisa que controle nosso comportamento, e nos desconecte do Criador.
Rav Berg afirma, em seu comentário no Zohar: “louvar e agradecer a Deus é um código que expressa nossa consciência da existência e benignidade do Criador. Essa apreciação é para nosso benefício, e de nenhuma forma para o Criador, que não tem necessidade ou desejo de louvores ou agradecimentos.”
Comentários by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Saiba mais…

“Além disso, instruirás os israelitas a levarem azeite límpido de azeitonas batidas para iluminação, para acender lâmpadas regularmente”. - Êxodo 27:20

RESUMO DA TORÁ:

• Os filhos de Israel são ordenados a trazer azeite puro para o ner tamid "uma luz constantemente acesa", acima do santuário. (27: 20-21)
• Arão e seus filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar foram escolhidos para servir como sacerdotes. (28: 1)
• Deus instrui Moisés a fazer roupas especiais para os sacerdotes. (28: 2-43)
• Arão e seus filhos são ordenados em uma cerimônia de sete dias (29: 1-29: 46)
• Aarão é ordenado que queime incenso em um altar de acácia toda manhã e noite. (30: 1-10)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Instrução sobre a vivencia humana como santuário do Criador, e sobre Amalek, dúvida.
11419598476?profile=original

“O capítulo de T’tsavê é tradicionalmente lido antes de Purim (exceto quando é um mês adicional de Adar), e nos dá força e apoio para o preparo para a sua comemoração. Este Shabat é separado de todos os outros e intitulado Shabat Zachor. Em T’tsavê, os israelitas são instruídos a destruir todos os amalekitas, com os quais estavam em guerra. Os sábios consideram que a palavra "amalek" como um código para a dúvida. O apelo à guerra contra os amalekitas é realmente um apelo para que a nossa dúvida seja eliminada onde quer que seja encontrada. Este é o resumo do texto”. (THE KABBALISTIC BIBLE – EXODUS, Technology For The Soul; PG. 275).

Compilado by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Saiba mais…

O Eterno falou a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel que dediquem a mim uma oferenda; e tomareis minha oferenda de todo o homem cujo coração o impelir a isso” - Êxodo 25: 1-2

RESUMO DA TORÁ:
11419598862?profile=original
• Deus pede aos filhos de Israel que doem presentes ( t'rumah ) para a construção do Tabernáculo, para que Deus possa "habitar entre eles". (25: 1-9)
• Instruções para a construção da Arca, mesa e menorá são fornecidas. (25: 10-40)
• Instruções detalhadas são dadas sobre como construir o Tabernáculo. (26: 1-27: 19)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Presentes (Doações)

“T’rumah quer dizer “contribuição”, uma vêz que o Tabernáculo foi construído de contribuições feitas pelos judeus. Mas, por que a Parashá sobre a casa de D’us é chamada em nome da contribuição do homem?
“Com a construção do Tabernáculo, a cláusula de D’us começa a ser implementada. Agora o homem tinha feito um esforço para ajudar o plano de D’us a se realizar”. (CHUMASH – O Livro de êxodo; pg. 173 e 174).

Compilado by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Saiba mais…

Estas são as leis que porás diante deles. - Êxodo 21: 1

RESUMO DA TORÁ:
• Leis interpessoais que vão desde o tratamento de escravos até a exibição de bondade para estranhos são listadas. (21: 1-23: 9)
• Seguem-se as leis dos cultos, incluindo o mandamento de observar o Ano Sabático, a repetição da ordem do sábado, a primeira menção dos Três Festivais de Peregrinação, as regras das ofertas sacrificiais e a proibição de cozinhar a carne do cordeiro no leite de sua mãe. (23: 10-19)
• As pessoas concordam com o pacto. Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta anciãos de Israel subiram a montanha e viram a Deus. Moisés continua sozinho e passa quarenta dias na montanha. (24: 1-18)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Leis e Relacionamentos

“Ao começar o texto de Mishpatim (Ordenanças, leis), a Torá faz referência aos relatos sobre os sucessos alcançados pelos Israelitas durante os anos de sua travessia no deserto no entanto apresenta também uma série de decretos e ordenanças, especialmente no campo das relações humanas.

“Sobre o versículo inicial da presente conexão: “Estas são as leis que coloco diante deles” (Exodo 21:1), Rabi Simja Bunem indaga: “Que significa a frase “As leis que ponho diante deles”? Significa que as leis que regem as relações humanas tem que serem postas perante todos, e que também possuem prioridade nos decretos e leis entre o homem e Hashem, pois uma conduta apropriada entre os semelhantes humanos tem precedência sobre a Torá. (Vaikrá Rabá 9:3). (PARPERAOT LATORÁ – EL MIDRASH SHEMOT, Mishpatim; Pg. 135).

Compilado by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Saiba mais…

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais