Todos os posts (4)

Classificar por

11419597281?profile=original“O Eterno falou a Moisés no Monte Sinai: "Fala ao povo de Israel e diz-lhes: Quando entrares na terra que te designar, a terra observará o sábado do Eterno". - Levítico 25: 1-2
RESUMO DA TORÁ:
• Deus instrui Moisés a dizer aos israelitas que a cada sétimo ano, a terra deve observar um sábado de descanso completo: os campos não devem ser semeados e as árvores não devem ser podadas. (25: 1-7)
• Depois de quarenta e nove anos, um ano de jubileu deve ser celebrado quando todas as terras que foram vendidas durante esse período devem ser devolvidas aos seus donos originais e os escravos devem ser libertados. (25: 8-55)
• Deus instrui Moisés a dizer aos israelitas que não façam ídolos, guardem o sábado e venerem o santuário do Eterno. (26: 1-2)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Uma Lição para a Humanidade?

A Tradição Judaica nomeia esta conexão de Shabat apenas como B’Har, no monte, e não faz referência ao Sinai. Certamente que a entrega da Torá ocorreu no SINAI, um pequeno monte sem muita visibilidade na planície, onde montes maiores estavam a vista. Por que tal escolha? Afirmam os estudiosos da Torá, que o Criador o escolheu, como uma forma de demonstrar ao próprio universo, que a manifestação do Eterno tem um relacionamento com a humildade.

Comentários by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Saiba mais…

11419600685?profile=originalO Eterno disse a Moisés: "Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O Sacerdote não ficará impuro por causa de algum [morto]". - Levítico 21: 1
RESUMO DA TORÁ:
• Leis que regulam a vida e os sacrifícios dos sacerdotes são apresentadas. (21: 1-22: 33)
• Os horários estabelecidos do calendário judaico são nomeados e descritos: o sábado, Rosh Hashaná, Iom Kipur e as Festas de Peregrinação de Pessach, Shavuot e Sucot. (23: 1-44)
• Deus ordena aos israelitas que tragam azeite claro para acender a menorá do santuário. Os ingredientes e a colocação dos pães expostos do pão do santuário são explicados. (24: 1-9)
• Leis que tratam de palavras obscenas, assassinatos e mutilações de pessoas são descritas. (24: 10-23)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Vivenciando a Fé
As festas são momentos de reflexão em que nós Israelitas fazemos lembrar os feitos do Criador para com o seu povo. Para grupos de judeus praticantes da Chassidut, os eventos são portais cósmicos nos quais podemos desfrutar das bênçãos do Eterno. A conexão faz referência a disciplina dos atos no santuário e na vida como sociedade
Comentários by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Saiba mais…

11419601454?profile=originalO Eterno falou a Moisés dizendo: "Fale com toda a comunidade israelita e diga-lhes: Sereis santos, porque eu, o Eterno vosso Deus, sou santo". - Levítico 19: 1-2

RESUMO DA TORÁ:
• Deus emite uma variedade de mandamentos, instruindo os israelitas sobre como ser um povo santo. (19: 1-37)
• Situações que envolvem a sexualidade são discutidas e as consequências apresentadas. (20: 1-27);

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Buscando a Santificação
Há uma importante correlação entre a porção da Torá de Kedoshim e a antecedente, Acharê Mot. Em Acharê Mot, D’us ordena ao povo judeu: "Não use a prática da terra do Egito na qual você habitou, e não use a prática da terra de Canaã à qual Eu o trouxe, e não siga as tradições deles" (Vayicrá 18:3). Na porção que se segue, Kedoshim, o Criador se dirige o povo judeu: "Sereis santos, pois Santo Eu sou, Hashem, vosso D’us" (ibid. 19:2). Estes dois versículos fornecem uma ênfase esclarecedora sobre não apenas como vivemos como judeus, mas do modo que vivemos no contexto de onde vivemos.
Comentários by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Saiba mais…

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais