Todos os posts (7)

Classificar por

 

 

McDonalds Israel no abrirá en Ariel por motivos ideológicosLa filial en Israel de la compañía estadounidense de comida rápida McDonald's declinó una oferta para abrir un restaurante en el asentamiento judío de Ariel, debido a que está ubicado en el territorio de Samaria (nombre bíblico del norte de Cisjordania), en litigio con los palestinos.

El diario "Haaretz" revela que el propietario de la filial israelí, Omri Padan, uno de los fundadores del grupo pacifista "Shalom Ajshav" (Paz Ahora), rechazó la oferta de abrir un restaurante en un centro comercial de Ariel por razones ideológicas.

Representantes de la hamburguesería insistieron al rotativo económico "Calcalist" en que la decisión de no abrir una franquicia en el territorio de Cisjordania (Judea y Samaria) "siempre                    

                   ha sido la política de la cadena de restaurantes".

Padan declaró por primera vez que no haría negocios en Cisjordania en los años ochenta, una década antes de que abriera el primer McDonald's en Israel, y ha mantenido esa política durante las dos décadas en las que ha operado en este país la compañía de matriz norteamericana.

Desde su entrada en Israel en 1993, la cadena ha crecido a un promedio de nueve sucursales al año, y cuenta hoy con 180 restaurantes que desarrollan el 70 por ciento del negocio de toda la industria de comida rápida en el país.

La firma también ha rechazado otra oferta para inaugurar un restaurante en un barrio judío al norte de Jerusalén que se encuentra en territorio al oeste de la línea de armisticio de 1967 (la "Línea Verde"). EFE y Aurora

Saiba mais…

 

Mulheres fazem oração história no Muro das Lamentações, em Israel
Mulheres do Muro
JERUSALEM - Ativistas feministas judias rezaram nesta sexta-feira (10) pela primeira vez  livremente e sob proteção policial no Muro das Lamentações em Jerusalém, onde  ultraortodoxos que tentaram se opor a sua ação foram detidos.
O  porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, declarou à AFP que 1.000 ultraortodoxos  foram mantidos à distância de um grupo da associação "Mulheres do Muro", que  faziam sua oração mensal com xales de oração, após uma decisão da justiça que as  autoriza a fazê-lo.
Manifestantes  ultraortodoxos tentaram passar à força, alguns chamando os policiais de  nazistas, outros insultando as ativistas.
Lançaram  garrafas de água, sacos de lixo, cadeiras de plástico e ovos tanto contra os  policiais quanto contra as mulheres, contou um jornalista da AFP.
Dois  policiais ficaram feridos sem gravidade. A polícia deteve cinco ultraortodoxos  por "desordens públicas", indicou o porta-voz.
Depois  que terminaram de rezar, os policiais escoltaram as mulheres em direção a um  ônibus que as levou para fora da Cidade Velha, depois de terem sido atacadas por  pedras, segundo Rosenfeld.
Por  mais de 20 anos, estas ativistas feministas pediram às autoridades que fossem  autorizadas a rezar no Muro das Lamentações - o local mais sagrado do judaísmo,  último vestígio do segundo Templo destruído pelos romanos no ano 70 da era  cristã - em voz alta, vestindo o xale de oração, tefilins, o solidéu e lendo a  Torá, uma maneira de orar tradicionalmente reservada aos homens.
Até  agora, as mulheres judias podiam orar ao pé do Muro das Lamentações, mas em  estrito silêncio e afastadas dos homens. Se não respeitassem isso, corriam o  risco de ser detidas pela polícia ou incomodadas por  ultraortodoxos.
Mas  no mês passado um tribunal decidiu que o comportamento deste grupo de mulheres  não provoca nenhuma desordem, razão pela qual não existe justificativa para  detê-las ou interrogá-las, como vinha ocorrendo nos últimos meses. O tribunal  decidiu então que as "Mulheres do Muro" poderão rezar neste local sagrado de  acordo com seus rituais.
"Pudemos  realizar uma oração histórica, embora tenha sido difícil", declarou à AFP a  porta-voz da associação, Shira Pruce. Segundo ela, 400 ativistas participaram  desta oração. "Estamos muito orgulhosas e muito felizes por termos podido rezar  livremente e em paz", disse, ao mesmo tempo em que saudou a ação da  polícia.

Read more: Coisas Judaicas דברים יהודיים: Mulheres fazem oração histórica no Muro das LamentaçõesCOISAS JUDAICAS http://www.coisasjudaicas.com/2013/06/mulheres-fazem-oracao.html#ixzz2W8NKb59R Follow us: @coisasjudaicas on Twitter | judaicas on Facebook

Saiba mais…

Promoções para os meus próximos livros

Estou convidado pela biblioteca principal de São Paulo para fazer uma sessão com leitores em Outubro. Terei dois novos romances nessa altura, ambos publicados pela Record: "A Sétima Porta" e "Ilha Teresa" (Strawberry Fields Forever). Gostaria de aproveitar a minha estadia no Brasil para fazer promoções também no Rio de Janeiro. Alguém tem ideias sobre organizações (bibliotecas, sinagogas, centros culturais, etc.....) que são capazes de querer um discurso ou sessão comigo?
    Há muitas informações sobre os dois livros na Internet.  A Sétima Porta tem um tema judaico. Eis uma crítica.
   http://luradoslivros.wordpress.com/2010/03/02/%E2%80%9Ca-setima-porta%E2%80%9D-de-richard-zimler/
All the best,
Richard

rczimler@hotmail.com

www.zimler.com

Saiba mais…

DIÁLOGO INTER RELIGIOSO

11419594257?profile=original

Certo dia recebi um telefonema. Era a produtora do programa "Evangeliza Show", do famoso padre cantor Reginaldo Manzotti.

" O Sr. é o Rabino  Marcelo Barzilai?"

Respondi: "Olha... os membros da minha comunidade assim me consideram, entretanto, há uma diferença para o conceito de Rabino que as pessoas conhecem.

 

Ela falou: " Tentamos entrar em contato com a comunidade judaica de Curitiba, mas não fomos atendidos. Aí um amigo que trabalha aqui disse que lhe conhecia e que tinha certeza que o Sr. nos ajudaria.

 

Perguntei: E em que eu poderia ajuda-los?  Em se tratando de um programa de televisão católico?

 

Ela: O Padre Reginaldo Manzotti gostaria de ensinar aos cristãos que as festas cristãs, na verdade, tem origem judaica.

 

Recebi a visita da produtora em minha casa e conversamos durante quase duas horas. Durante a semana da páscoa católica, que foi na mesma data do Pessach, eu e minha família fomos ao programa, onde fomos tratados com muito respeito e dignidade pelo Padre Reginaldo Manzotti e por toda a sua equipe.

PUDEMOS JUNTOS ENSINAR A UM AUDITÓRIO LOTADO E A MILHARES DE TELESPECTADORES DO BRASIL INTEIRO QUE É POSSÍVEL, COM NOSSAS DIFERENÇAS, VIVERMOS EM PAZ.

11419594072?profile=original

 

 

 

Saiba mais…

 

noticias_da_rua_judaica_07_06_13_clip_image002_0006.jpgApós  20 anos de negociações, Santa Sé e Israel estão  próximos de assinar um acordo  sobre o regime fiscal das propriedades da  Igreja e sobre a administração de  alguns lugares santos.
Segundo fontes  israelenses,  faltam definir questões relativas a duas propriedades em  Cesaréia e Jerusalém e  um terreno no Cenáculo, no Monte Sião, que  voltará a ser um local de culto  católico.
As  conversações realizam-se desde o Acordo de 1993  que estabeleceu relações  diplomáticas entre o Vaticano e Israel. A maior parte das questões diz respeito  ao status jurídico e fiscal dos bens da Igreja Católica na Terra Santa. As  delegações dos dois Estados  reuniram-se no Vaticano, de 3 a 5 de junho,tendo a  frente o Monsenhor  Antoine Camilleri e Zeev Elkin.
Para resolver a questão estritamente fiscal, ficou estabelecido um duplo regime.  Os locais dedicados exclusivamente ao culto, como igrejas e  cemitérios, terão  isenção fiscal total. Já para propriedades  eclesiásticas, em cujo interior são  desenvolvidas atividades como  restaurantes e albergues, haverá uma taxação.
O  Cenáculo voltará a ser administrado pelos  franciscanos, não obstante permaneça  como propriedade do Estado de  Israel, conforme estabelecido pelo ‘Protocol  Activity’. Falta definir um aspecto relativo à permuta de um terreno a ser  transformado em  estacionamento pelos franciscanos.
Em  relação à Cesaréia, o governo israelense concordou em destinar uma área para que  os peregrinos possam ser acolhidos e rezar.
A  construção de uma igreja que remonta à época dos  primeiros cristãos e de outra  no tempo dos Cruzados foi motivada pela  certeza de ser um lugar paulino. O que  restava destas construções foi  demolido em 1948 com a criação do Estado de  Israel. (JE)

Read more: Coisas Judaicas דברים יהודיים: Santa Sé e Israel próximos de assinar acordo sobre Lugares SantoCOISAS JUDAICAS http://www.coisasjudaicas.com/2013/06/santa-se-e-israel-proximos-de-assinar.html#ixzz2VZAVKG5L Follow us: @coisasjudaicas on Twitter | judaicas on Facebook

Saiba mais…

Bibliografia.

Bom Dia a todos,

Sempre acreditei que a leitura é a primeira porta que devemos abrir para entrar na casa de qualquer que seja a área do conhecimento.

 

Como já disse, é uma honra ingressar no grupo JUDAISMO HUMANISTA por motivos a considerar: melhorar minha postura solidária com o próximo e comunidade. Porém quando falo em solidariedade não é sentido estrito da ajuda material. Acredito que a ajuda imaterial; a exemplo do incentivo da "corrente do bem" para termos um mundo melhor é muito eficiênte. A cada gesto de aproximação e valorização do outro, faz nascer sentimentos positivos que são repassados a outras pessoas. Passando estes gestos positivos a diante  damos azo áquela velha máxima de que "gentileza gera gentileza".

 

Porém, para que isto aconteça com eficácia necessitamos de certos conhecimentos que, em muitas das vezes, não são inatos. Portanto, solicito daqueles que possuem mais experiência nos princípios basilares do JUDAISMO HUMANISTA uma bibliografia adquada para aquele que está iniciando (que não tem conhecimentos JUDAICOS) nesta que é uma proposta interessante; qual seja: se melhorar e melhorar o mundo a sua volta.

 

Certa vez ouvi uma frase que para mim foi marcante: "Floreça onde D´us lhe plantou".

 

Shalom.

 

Sérgio Freitas de Oliveira.

Saiba mais…

Re-construindo Bertrand Russel

O soar dos tambores

inspiravam a ação,

o entusiasmo era resultado

da consciencia de estar fazendo

o melhor, a partir da emoção,

de servir a nação,

ao grupo,

à familia.

Hoje, os hábitos nos traem

como uma armadilha.

A vontade se transformou em dever,

e os momentos recaem

todos sob o rangido dos motores.

Acelerados em busca de recompensa,

ou da própria futura satisfação,

Não percebe-se que

estão deixando para trás o ardor,

o amor,

a satisfação,

inspiração.

E a liberdade de agir com vontade. 

Saiba mais…

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais