Há sete anos conheci a família Rodrigues Ribeiro Gonçalves, que desejavam muito saber porque suas origens poderiam ser judaicas. Então, expliquei toda a história do marranismo no Brasil. Os cinco membros da família ouviam atentamente minhas explicações e a partir daí desenvolveram um interesse extraordinário pela Torah, por D'us e pelo Amor ao Próximo.
A filha mais velha ingressou na faculdade de Direito e hoje já é uma advogada das mais competentes, entretanto, nem tudo foram flores e a Mãe teve que driblar um câncer, que ao invés de desestruturá-los os uniu ainda mais e como se não bastasse, despertou atenção das Gemeas pela Medicina.
As duas que sempre estudaram em escolas públicas começaram a se preparar e entre aulas de cursinho e a participação nas discussões da Sinagoga, apesar da timidez, que foi se desfazendo aos poucos, demonstraram um verdadeiro exemplo de persistência e acima de tudo resiliência.
Ontem, na Sinagoga eu respondi uma pergunta que a família me fez há muito tempo.
Qual é o segredo para os Judeus serem um povo tão bem sucedido?
MARYNA e MAYARA, o segredo é exatamente o que vocês fazem: Ter amor por D'us, pela Torah e ter Amor ao Próximo e como diz o Mestre Jayme Fucs Bar, "estudar muito", tanto a Torah quanto os Princípios Judaicos e aplicá-los no seu dia a dia, para que tenham inspiração e adquiram capacidade intelectual para aplicar naquilo que escolherem para suas vidas.
As Gemeas Maryna e Mayara serão Médicas, pois ambas passaram no vestibular mais concorrido da UFPR e tenho certeza que serão duas Médicas Judias exemplares.
Marcelo Barzilai
Comentários