Este é um momento muito especial. Quem puder acompanhe, e nos traga mais notícias! Informe aos jornalistas que conhece, para que chegue às editorias da área Internacional nos nossos jornais e revistas!
De 26/2 (hoje) até 1/3 dar-se-á a 2ª Conferência Nacional (norte-americana) do J Street,sendo esperada a participação de 2000 pessoas.
J Street é o lobby das correntes judaicas norte-americanas que lutam para que o apoio da comunidade judaica norte-americana passe a se concentrar nos esforços de apoio à paz e ao fim da ocupação israelense sobre os territórios palestinos, e para que o governo dos Estados Unidos tenha papel mais assertivo nesse sentido, deixando de fazer concessões à direita que hoje dirige o governo de Israel.
Esse lobby vem crescendo e ganhando maior penetração nas comunidades judaicas norte-americanas. Esta 2ª Conferência tem por tema central “Dando Voz aos nossos Valores”. Seu significado e representatividade podem ser vistos na lista das 31 organizações participantes (dos EUA e Israel), e dos 109 palestrantes já confirmados. Destacarei a seguir:
- Shalom Achshav (Paz Agora)
- Americans for Peace Now
- Yesh Din– rede de advogados voluntários israelenses que fazem ações judiciais em defesa de cidadãos palestinos vítimas de violações de direitos humanos
- B´Tselem– a principal ONG do Oriente Médio pelos Direitos Humanos
- New Israel Fund– a principal ONG de captação de recursos para projetos em prol da democracia para todos os israelenses.
- IPCRI– Israel-Palestine Center for Research and Information. Instituto de pesquisa de israelenses e palestinos dedicado à resolução do conflito na base da solução Dois Estados para Dois Povos.
- Rabbis for Human Rights
- The Peres Center for Peace
- Tikkun Magazine, revista bimensal progressista que completa 25 anos, dirigida pelo rabino Michael Lerner
- Evangelicals for Middle East Understanding
É esperada a participação de 2000 pessoas. Encontrei na lista de palestrantes nomes bem conhecidos:
- Eric Alterman, do The Nation, o mais respeitado jornal progressista dos USA;
- Robert Malley, membro da equipe de mediação norte-americana nos acordos de Taba (2001) e na iniciativa de Genebra (2005). Ver documentação detalhada sobre esses acordos no site dos Amigos Brasileiros do Paz Agora - http://www.pazagora.org/
- Roger Cohen, colunista do New York Times, cujos artigos têm sido publicados aqui semanalmente pelo Estadão;
- O embaixador da OLP nos Estados Unidos;
- Diversos parlamentares norte-americanos e israelenses, rabinos e rabinas, professores de universidades israelenses e líderes comunitários;
Partes da conferência podem ser acompanhadas on line. http://conference.jstreet.org/. Se alguns de nós olharmos o programa e escolhermos alguma atividade a ser acompanhada, podemos ter pequenas reportagens sobre diversas atividades. Que tal? Quem topar, pode registrar nos comentários a(s) atividade(s) que acompanhará, assim os outros saberão que vale a pena acompanhar outra atividade.
Comentários