CONEXÃO DE SHABAT – Noach, Descanso

Pararashá Mística: Gn.6:9-11:32, Is 66:1-24;

ZOHAR – VOL. 02 - NOACH

 

5. "E a terra estava corrompida"

 

“31. Mas depois de Noach , todos os descendentes da Humanidade são chamados pelo seu nome, "as gerações de Noé". Os descendentes de Noé são descritos em um sentido muito respeitoso, porque ele garantiu para nós existência permanente no mundo, em contraste com "as gerações de Adão", que os descreve num sentido desonroso, como ele nos levou a sermos expulsos daquele mundo trazendo a morte a todos”.

A segunda porção da Torá se chama Noach (Noé) e relata como dez gerações depois da Criação da humanidade chegaram a um nível tão baixo de negatividade que atraiu um dilúvio. Noach era um justo e por isso foi salvo. Os cabalistas discutem o nível espiritual de Noach e comparam com o nível atingido por outros justos posteriores. O objetivo não é julgar Noach, mas sim nos ensinar lições para nosso próprio crescimento.

O que nos ensina o nível místico da Toráh desse fato? Aprendemos que precisamos ter uma postura diferente diante do Caos, um comportamento justo para sermos contribuintes da criação da história. Apesar de dificuldades posteriores demonstradas por Noach, ele participou de um novo tempo, erguendo um altar ao Criador, religando a comunicação da Luz com Malchut, o mundo da ação, a circunstancia em que vivemos.

*Moréh. Altamiro de Paiva

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais