A Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou a descoberta de uma sinagoga do período romano (entre os séculos IV e V A.C.) em escavações na Galieia. Os arqueólogos encontraram partes de um extenso mosaico decorativo que enfeitava o chão da casa de orações.
O mosaico é feito de pedras coloridas de alta qualidade que descrevem uma cena bíblica: a história de Sansão. O profeta é visto colocando tochas entre os rabos de raposas (como relatado no Livro dos Juízes). Em outra parte, aparecem duas pessoas (provavelmente mulheres) e um medalhão com uma inscrição em hebraico. A inscrição diz algo sobre recompensas para pessoas que praticam o bem.
A descoberta aconteceu em Huqoq, um vilarejo localizado a 3km de Capernaum e Migdala, duas cidades importantes para o Cristianismo às margens do Mar da Galileia, onde Jesus Cristo foi começou sua pregação.
-- Essa descoberta é significante só porque poucas sinagogas desse período são decoradas com mosaicos mostrando cenas bíblicas – diz Jodi Magness, professor do departamento de Estudos Religiosos da Universidade de North Carolina. – O tamanho monumental das pedras das paredes da sinagoga sugerem um alto nível de prosperidade nesse vilarejo.
Comentários