Vivemos num momento histórico que passa por várias fases, no tocante a percepção da realidade, quer seja material ou espiritual, a humanidade caminha no momento em duas encruzadas, por um lado há um excesso de materialismo ou de capitalismo selvagem, todavia por outro uma busca desenfreada pela lado espiritual, e neste contexto há indicadores de que os espiritualistas são a maioria, logo milhares de pessoas acorrem para templos religiosos institucionalizados, muitos vezes em busca de soluções para os seus problemas imediatos, tais como : busca de resolução de problemas financeiros, identificação com uma comunidade, superação de carências afetivas, entre tantos outras questões.
Neste contexto muitos lideres religiosos, procuram difundir a propagando do mercado religioso, tendo soluções para todos os fregueses, desde teologia da prosperidade, assim como mistura de elementos judaicos cristãos, dentro até do mesmo templo religioso.
Nesta perspectiva, o ser humano, como animal cultural, se alimenta um horizonte de utopia, busca o mistério, o sagrado, o numinoso, que as vezes o despersonifica e o ilude, uma vez que, uma multidão de pessoas procuram se identificar com uma doutrina religiosa, como a mais verdadeira, e muitos ficam perambulando de religião em religião, permanece então uma indefinição sem solidez ou consistência..
E atrás de novidades aqui e ali, muitos abandonam uma tradição milenar e uma herança consistente que foi trazida há milênios por seus ancestrais, as vezes fazem isto, até mesmo porque lhe indicaram um caminho mais fácil e mais comodo. E estas pessoas, acabam ficando enroscadas e perdidas, num emaranhado de ensinamentos religiosos difusos, como que presa numa colcha de retalhos coloridos, perdendo a visão do todo.
Em sua monumental obra Judaísmo ou Cristianismo. Por que são religiões diferentes, lançada no site www.clube de autores.com o Drl Lario Ilários, aponta pistas valiosas para o leitor encontrar com seu próprio caminho, com sua identidade religiosa ou espiritual, buscando o discernimento e o amadurecimento como pessoa . Vale a pena ler. Ele aponta as diferenças fundamentais entre Judaísmo e Cristianismo, numa linguagem teológica simples e direta, ótima literatura para quem quer apronfundar a cultura Judaica ou se converter ao Judaismo.
shalom
Comentários