Para muitos talvez não sabem que hoje os direitos que temos como jornada de trabalho de 8 horas, pagamento de horas extras, justiça do trabalho, serviço social, pensão, fundo social, etc... foram conquistas alcançadas durante muitas jornadas de luta da classe trabalhadora.
Então qual é a verdadeira história desse dia 1 de Maio ?
O "Primeiro de Maio" começou em uma manifestação em Toronto, Canadá, em 15 de abril de 1872. A manifestação foi organizada por uma federação de sindicatos em Toronto, exigindo a libertação de 24 trabalhadores detidos que lideraram uma greve para limitar a jornada de trabalho de 9 horas em vez das 12 a 16 horas muito comum nesse periodo da historia.
As greves foram considerados ilegais, eles foram presos. A Federação dos trabalhadores de Toronto aproveitou o evento para organizar uma demonstração em pró de seus legitimos direitos conseguindo assim pela primeira vez na historia uma grande Vitória.
Essa vitoria vai influenciar decisivamente a classe dos trabalhadores dos Estados Unidos da America, que estabeleceu como ultimato o dia 1º de maio de 1886 exigindo que fosse o prazo para que a jornada de trabalho seja reduzida a oito horas, porem a reivindicação dos trabalhadores não foram atendidas até a data estabelecida, e assim eles lançaram uma greve geral.
Em 4 de maio de 1886, na cidade de Chicago, aumentaram as tensões decorrendo uma onda de violência e repressão do estado contra os trabalhadores levando a morte de 60 manifestantes.
Pelo sangue derramado nesse dia , as manifestações começaram a usar a bandeira vermelha que se tornou o símbolo oficial, dos trabalhadores para lembrar o "sangue da classe derramado "
Em comemoração a esses eventos, a Conferência Internacional, dos trabalhadores realizada em Paris em julho de 1889, marcou o dia 1 de maio como o dia dos trabalhadores.
Curiosidade:
Bund - A União Geral de Trabalhadores Judeus na Rússia, Lituânia e Polônia era o partido autônomo socialista da classe operaria dos judeus fundado no Império Russo em 1897. Sua ideologia pedia justiça e igualdade econômica e social e, com ela, direitos políticos para os judeus como indivíduos e como uma minoria nacional . Por volta da Primeira Guerra Mundial, o Bund se dividiu em base geográfica. Além do ramo remanescente na União Soviética, que foi reprimido e colocado na ilegalidade pelo regime comunista liderado por Stalin . Na Polônia, em particular, o Bund era uma força política expressiva , culminando em 100.000 votos nas eleições nacionais de 1928.
A maior parte do Bund foi assassinada no Holocausto pelos nazistas.
Devido a grande imigração judaica o Bund chegou em todas as parte do mundo inclusive no Brasil ,tendo o Bund um papel expressivo na vida comunitária.
Shabat Shalom !!

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de JUDAISMO SECULAR HUMANISTA.

Join JUDAISMO SECULAR HUMANISTA

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais