Com tantas datas comemorativas dentro da tradiçao judaica, é muito interessante reunir os representantes do ativismo juvenildentro da comunidade na data de hoje. Iom haatzamut é de fato, fruto doativismo de pessoas como nós, jovens que durante toda a historia do povo judeulutaram para que o aconteceu há 62 anos(no dia 5 de iar de 1948) se tornasserealidade.
É possível afirmar que o mundo legitimou a palestina como território judaico devido a história do povo judeunaquele local, e pelo número de judeus que já habitavam a palestina depois dasegunda guerra mundial. Esse contingente judaico se formou basicamente pelaforça dos movimentos juvenis sionistas. E após essa legitimação, foram osjovens que engrossaram a frente de batalha “neo-israelense” para defender-nosdaqueles que foram contrários a nossa independência.
A alegria de ter um estado nacional é para nós uma das maiores alegrias que podemos ter. Pois nosso povo conta commais de cinco mil anos de existência, porém podemos contar na casa das centenasos anos que tivemos um território próprio. E essas centenas foram muitoespeciais, ainda mais esses 62 que se passaram, tudo o que desenvolvemos emIsrael para o povo judeu e para a humanidade.
Hoje em dia é certo afirmar que nosso trabalho na diáspora é muito importante para Israel. É importante ter centros formadores deopinião, que educam crianças, capacitam crianças e transformam a vida dessascrianças numa experiência única, pois são elas que logo após essa formaçãoexercerão a nossa função e que mais tarde serão a liderança da comunidade e quetambém irão para Israel se juntar à sociedade israelense.
O tema da celebração da independência hoje em Israel é o lema de Herzl – Se quiseres não será um sonho . Como jovens críticos, énecessário trazermos essa frase para nossa atualidade e refletirmos comopodemos fazer com que o sonho sionista de um país criado para um povo oprimidodurante varias gerações não oprima ninguém, nenhum ser humano, seja elepalestino ou judeu.
Por fim, gostaria de mandar um Chazak Ve’ematz para todos nós, que tenhamos força e coragem para continuar nossa busca por umacomunidade mais unida e que consigamos fortalecer o sionismo e até Israel.
Comentários