Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu tudo o que Deus havia feito por Moisés e por Israel, povo de Deus, como o Eterno havia tirado Israel do Egito. - Êxodo 18: 1
RESUMO DA TORÁ:
• Yitro traz sua filha Zípora e seus dois filhos, Gershom e Eliezer, para seu genro Moisés. (18: 1-12)
• Moisés segue o conselho de Yitro e nomeia juízes para ajudá-lo a liderar o povo. (18: 13-27)
• Os Filhos de Israel acampam em frente ao Monte Sinai. Ao ouvir o pacto, os israelitas respondem: "Tudo o que Deus falou nós faremos". (19: 1-8)
• Após três dias de preparação, os israelitas encontram Deus no Monte Sinai. (19: 9-25)
• Deus dá os Dez Mandamentos em voz alta diretamente ao povo. (20: 1-14)
• Assustados, os filhos de Israel pedem a Moisés que sirva de intermediário entre Deus e eles. Moisés diz ao povo que não tenha medo. (20: 15-18)
APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Evolução da Consciência
“Esta Porção descreve a integração de Itró, futuro sogro de Moisés, junto ao povo judeu. Ele era líder de seu povo antes da integração e já detinha visão de grupo bem como potenciais espirituais para o bem coletivo, tendo sido um dos três conselheiros do Faraó do Egito”.
“Itró inclusive intervinha com o processo de julgamento de Moisés, como único juiz, realizado junto ao povo judeu no deserto, sugerindo juízes previamente designados para fazer o ajuizamento de casos menos importantes e menos complexos, subindo de nível de complexidade e gravidade até chegar ao líder Moisés” (Luzes Espirituais da Torá II – Essências Atemporais; Pg. 66).
Compilado by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).