Todos os posts (6)

Classificar por

CHEGOU PURIM

11419600869?profile=originalUma grande fenda de Alegria e Milagres nestes dias, a lua cheia de Peixes, conhecida como Purim. São dias para abraçar, dançar, orar com fé e, principalmente, meditar mais profundamente, pois a Cabala explica que quando atingimos a dimensão do Entendimento (Biná), re-descobrimos a alegria, de forma natural, como a corrente de um rio. Desejo que neste Purim as energias se renovem, trazendo bençãos e milagres para todos! Shalom!!!!
Ian Mecler

Saiba mais…

Purim da sobrevivência Jayme Fucs Bar

O Povo Judeu está presente na historia da humanidade por mais de 3 mil anos não é somente o povo do livro, mas com certeza o povo mais persequido da face da Terra.
Se analisarmos profundamente a maioria das festevidades judaica se comemora uma salvação, um recordo de uma tragédia , ou um ato de libertação. Talvez o nome do povo Judeu deveria ser o Povo da sobrevivência!
Purim é um carnaval típico judaico a palavra Purim não quer dizer Carnaval e sim no idioma Persa "sorte", pois tivemos muita sorte de consequirmos nos livrar de mais um grande genocídio.
Na Meguilá de Esther está escrito : “Hamán fez sorteios para escolher o ‘melhor’ dia para exterminar os Judeus”. Essa " Sorte " na ironia se inverteu, em algo que poderia se tornar mais uma das grandes tragédia ao povo judeu se trasformou num dos mais alegres dias do calendário Judaico.
Tem alguns que dizem que o Carnaval brasileiro veio dessa comemoração judaica certo ou não é um dia muito alegre para os Judeus, que como um bom carnaval nos dá o direito por Lei de beber e ficar alegre até perder os sentidos.
Nessa festa você pode se fantasiar na figura de seus sonhos e ficar muitíssimo alegre, pode dançar e cantar para celebrar que o decreto do Rei para a destruição da nação judaica por sorte ( Purim) não aconteceu!
Voce pode beber até que não saiba a diferença entre “abençoado Mordechai” e “amaldiçoado Haman” é um meio para liberar todas as tensões que vivemos como Judeus.
Me orgulho de ser Judeu, mas ser judeu é saber ficar alerta pois o ódio a esse povo é algo presente, em cada época esse ódio toma um novo sentido tem novas facetas ! Fico impressionado em ver e acompanhar hoje em dia na mídia tanto ódio contra esse povo. E sempre pergunto Porque? Uma amiga me enviou para ver uma pagina no face "Pensadores contra o sistema" E o que você encontra ! "Os banqueiros judeus sionistas são parte de um complô para dominar o mundo" e a postagem é consagrada com carictura típica nazista! Purim ! "Sorte", que não estamos sozinhos, ainda existe muita gente boa e digna nesse mundo!
A Meguilá Esther é parte da Torá o curioso que o Nome do Único não é mencionado nenhuma vez na Meguilá, alguns dizem é porque Deus está oculto dentro de cada um de nos. Se ele está realmente oculto dentro de cada ser Humano talvez seja a oportunidade de pararmos parar pensar e perguntar porque tanto ódio nesse mundo?, Porque tanto preconceito? Porque tanta descriminação?
Chag Purim Sameach!!

Saiba mais…

TETZAVEH – SHABAT ZACHOR (LEMBRAR)

11419597064?profile=originalEste Shabat é conhecido como Shabat Zachor / Shabat lembrar; Shabat Zachor sempre acontece logo antes de Purim. Shabat Shalom para todos!

"Lembre-se do que Amalek fez com você no caminho quando você estava saindo do Egito ... Apague a memória de Amalek ... Não se esqueça" (Deuteronômio 25: 17-9).

O êxodo do Egito foi um evento arquetípico na história judaica - é constantemente revivido. Da mesma forma, a guerra contra Amalek: é constante - em cada geração e em cada alma. Amalek é a má inclinação que nos domina, e junto com a Sitra Acharáh domina o mundo, com violência e injustiças.

PRIMEIRO ESTÁGIO DA ALMA – VIVENCIANDO MITZARIM

A alma desce do seu lugar celestial e entra no "Egito" - a alma é o corpo animal. E deve deixar constantemente o Egito, ou seja, os limites e as inibições de suas roupas terrestres. Seu objetivo é chegar à Terra Santa, a terra descrita como "boa e vasta". Essas duas etapas - o êxodo do Egito e a entrada na Terra - são chamadas iskafya e ishapacha - supressão e transformação. Ao sair do Egito, o primeiro estágio, a alma suprime as tendências negativas do corpo animal. No pensamento e na ação, a alma determina o comportamento adequado.

SEGUNDO ESTÁGIO DA ALMA – ENTRANDO NA TERRA PROMETIDA

No segundo estágio, a alma transforma-se e o corpo animal é mudado, tornando-se uma "terra boa e vasta". Aí ocorre a entrada na Terra Prometida. No segundo estágio, uma vez que atingiu a terra que emana Leite e Mel, a alma torna-se inatingível ao ataque de Amalek ". Nesse estágio, o ser já é possuidor de todas as demandas ou ferramentas para o enfrentamento de Amalek. Shabat Shalom!
By Altamiro Paiva (Moréh Avraham Bar-Zohar).

Saiba mais…

A VONTADE DA LUZ INFINITA

 11419599468?profile=originalUma das questões mais importantes para a construção do caminho do cabalista é saber se o caminho que ele está trilhando é da vontade da Luz Infinita ou não. 
.
Um caminho que seja da vontade da Luz é um caminho lúcido. 
.
E isso fortalece o coração, que é o órgão da compreensão das coisas. 
Para os antigos ancestrais de nossa tradição, o coração é a parte do corpo que rege o caminho lúcido. 
.
Cuide de seu coração, e cuidar de seu coração é cuidar daquilo que você tem recebido da vida.
.
Mario Meir

Saiba mais…

Geometria Sagrada e Gematria tratam das relações matemáticas entre o metafísico e o físico. Como uma “roupa” que se ajusta com perfeição, são relacionadas as proporções exatas para que o mundo físico possa receber com perfeição o Divino, nas “dimensões” adequadas.11419599254?profile=original

As proporções exatas do Tabernáculo não são referidas sem motivo. De acordo com as especificações, o Santo dos Santos é um cubo perfeito, que descreve as seis dimensões da existência. A parte superior da Divindade está representada pela presença da Shechiná, pairando entre as asas dos querubins.

Assim, o Tabernáculo no deserto (e mais tarde o Templo de Salomão) foi construído segundo instruções divinas para que pudesse receber a Shechiná (a presença divina e as almas iluminadas dos justos) de forma adequada.

Nosso corpo também é um templo sagrado, que possui todas as condições para receber o metafísico no mundo físico e nos colocar em contato com a divindade em nosso interior.

Saiba mais…

Tópicos do blog por tags

  • e (5)

Arquivos mensais